Eclipse de Lua de sangue poderá ser visto no Brasil em janeiro
Na madrugada de 20 para 21 de janeiro, acontecerá a chamada Superlua de sangue de Lobo, que será visÃvel de todo o Brasil. Os especialistas indicam que será mais fácil observar o eclipse lunar nesse momento do que foi em julho do ano passado, quando aconteceu o eclipse lunar mais longo do século 21, porque a Lua estará mais próxima da Terra. Além de a primeira Lua cheia de janeiro ser denominada “Lua de lobo” – por conta de tradições norte-americanas -, ela estará mais próxima da Terra, o que fará com que ela aparente estar maior e mais brilhante, e ficará avermelhada ao se projetar na sobra da Terra. Por todos esses motivos, ela é chamada de “Superlua de sangue de lobo”.
De acordo com o Observatório Nacional brasileiro, o eclipse da Lua terá inÃcio à s 0h37, horário de BrasÃlia. Mas, a princÃpio, não será possÃvel ver a olho nu a mudança: a Lua ficará menos brilhante, o que se dá o nome de “eclipse penumbral”. Pelos 57 minutos seguintes, a lua começará a escurecer. O eclipse total começará à s 2h41, e é aà que o espetáculo nos céus acontece de fato: a Lua de Sangue entra em cena, e o satélite natural tem cor avermelhada durante toda essa fase do eclipse total.
De acordo com a Nasa, será 1 hora e 2 minutos de cobertura total do satélite. Ou seja, até as 3h43 a Lua vermelha ainda poderá ser vista. O Observatório Nacional explica que, até as 4h51, a Lua voltará a ficar cada vez mais iluminada, voltando à fase de eclipse parcial. O eclipse penumbral terminará à s 5h48. Por conta dos fusos horários e horário de verão, haverá diferença no relógio para aqueles que quiserem ver o eclipse lunar, dependendo de onde estiver no PaÃs. Confira os horários para visualizar o eclipse no Estado de São Paulo.
- InÃcio do eclipse penumbral: 0h37 de 21 de janeiro
- InÃcio do eclipse parcial: 1h34 de 21 de janeiro
- InÃcio do eclipse total: 2h41 de 21 de janeiro
- Fim do eclipse total: 3h43 de 21 de janeiro
- Fim do eclipse parcial: 4h51 de 21 de janeiro
- Fim do eclipse penumbral: 5h48 de 21 de janeiro
(Fonte: Vix; Imagem: Pixabay)