Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ciência afirma que verão intenso deixa as pessoas mais irritadas

Publicada em 18/01/2019 às 16:09

O calor excessivo do verão pode ser ótimo pra quem está na praia, para quem pode tomar um banho de mar, de rio ou de piscina, mas costuma ser péssimo pro humor das pessoas e a ciência tem uma explicação pra isso. O calor provoca um desconforto que afeta o humor. E ainda existe outro tipo de reação, que é chamada de estresse térmico.

Em tempos de calor excessivo, é necessário manter o corpo hidratado

Quando está muito quente, o nosso corpo sente que está sendo agredido e começa a fazer mudanças para se defender. Os mecanismos que regulam a temperatura têm que agir rápido. Os vasos se dilatam para perder líquido e empurrar o calor para fora. Mas tem que manter a pressão sanguínea, então, o coração bate mais rápido. Com os vasos sanguíneos mais dilatados, a pele começa a eliminar água, numa tentativa de equilibrar a temperatura.

A desidratação afeta coração, rins, cérebro – principalmente nos organismos mais sensíveis. “A criança, porque é imatura; o idoso, porque tem uma diminuição do funcionamento desses órgãos; e a grávida, porque tem uma alteração fisiológica própria da gravidez”, explica o médico da Sociedade Brasileira de Medicina de Família, Ademir Lopes Junior.

Como o calor vai continuar, não custa ajudar o corpo a se proteger. “Devemos tentar manter a temperatura do ambiente, evitar exposição direta ao sol, procurar ficar na sombra ou em ambientes que podem ser refrigerados de alguma forma, seja com ventilador ou com ar condicionado, bem como tomar bastante líquido”, completa o médico.

(Fonte: G1; Imagem: Diário do Sul)


Leia mais CidadesClimaDestaqueSaúdeVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/18/ciencia-afirma-que-verao-intenso-deixa-as-pessoas-mais-irritadas/

Apoio