Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Verão exige cuidados para evitar animais peçonhentos

Publicada em 21/01/2019 às 14:38

Ambiente fresco, protegido de umidade e com acesso a alimentos, os porões das casas e dos prédios são ambientes favoráveis para o esconderijo dos escorpiões. Para evitar a existência desses inquilinos indesejados são necessárias medidas preventivas para eliminar os espaços onde os artrópodes possam se esconder. De acordo com o gerente da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Carlos Ozahata, os escorpiões passam o dia escondidos em lugares escuros, entre frestas, ou debaixo de pedras, restos de material de construção, madeiras, folhas e troncos.

“As construções antigas que possuem porão, podem abrigar esses animais se não for realizada uma manutenção preventiva. No caso de porões de uso constante, é necessário que não exista o acúmulo de material. As frestas do chão e paredes devem ser reparadas. Já as casas onde o existe um vão pequeno entre o solo e o piso, o ideal é que esse espaço seja aterrado”, detalha.

A UVZ mantém monitoramento em vários pontos da cidade com registro dos artrópodes, além de realizar a captura mecânica dos animais por meio de armadilhas instaladas em pontos de verificação das galerias pluviais. Jundiaí ainda não registra acidentes com escorpiões em 2019, no entanto, em 2018 foram registradas 48 pessoas picadas pelos animais, segundo dados da Vigilância Epidemiológica.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí)

Veja reportagem da TVTEC sobre o assunto.

Verão alerta para proliferação de animais peçonhentos

? Nas épocas mais quentes do ano, os escorpiões e outros tipos de animais peçonhentos aparecem por todo canto. Saiba como evitá-los e aonde buscar os primeiros socorros! ? #TVTEC #Verão

Publicado por TVTEC Jundiaí em Terça-feira, 8 de janeiro de 2019


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/21/verao-exige-cuidados-para-evitar-animais-peconhentos/

Apoio