Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Ex-detento abre padaria sustentável ao lado do irmão

Publicada em 22/01/2019 às 12:38

Nascido em Capão Redondo, bairro violento da capital paulista, Bruno Horário Pereira dos Santos acabou se envolvendo com drogas aos 14 anos e, aos 16, estava na Febem. No entanto, atualmente com 25 anos, Bruno foi convidado por seu irmão, José Carlos de Anunciação, apaixonado pela arte de fazer pães e bolos, para abrir uma padaria ao seu lado.

Ateliê Sustenta CaPÃO é um espaço comunitário reformado com materiais do lixo

Desde pequeno, Bruno se interessava por algo que no bairro não faltava: material reciclável. Ele gostava de observar os catadores e se divertia com caixas e garrafas PET, pensando que talvez gostaria de trabalhar com a limpeza pública, mas a adolescência o levou para a reclusão na Febem. Quando saiu de lá, voltou a estudar e conseguiu um emprego como coletor no caminhão de lixo. Feliz com as conquistas, foi convidado pelo Instituto Rukha para ser líder comunitário, o que lhe daria a oportunidade de fazer uma graduação, que seria bancada por empresários.

Pensando nas brincadeiras de infância e em quanto se interessava pelo material reciclável, Bruno escolheu cursar Gestão Ambiental. Agora Bruno enxergava o lixo de forma diferente e compartilhava os aprendizados da faculdade com jovens da comunidade, para quem dava aulas informais.

José já havia trabalhado em diversas padarias e restaurantes, entre elas a PÃO (Padaria Artesanal Orgânica), onde aprendeu a arte de fazer pães e bolos com maestria. Foi ao perceber que era realmente bom no que fazia que José teve a ideia de abrir seu próprio negócio e chamou Bruno para fazer parte do projeto. Assim nasceu o Ateliê Sustenta CaPÃO, um espaço reformado com materiais do lixo – do mosaico do chão às plantas – onde os irmãos servem cafés da manhã e lanches da tarde recheados com delícias artesanais.

Além do espaço comunitário, que atende com reserva prévia, os irmãos iniciaram a fabricação diária de pães de mel e traçam planos para o futuro. Segundo eles, a comunidade consome cerca de 70% do que é produzido e o negócio de José e Bruno inspira os jovens do Capão, provando que é possível fazer muito com pouco.

(Fonte: Hypeness; Imagens: Ateliê Sustenta CaPÃO)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/22/ex-detento-abre-padaria-sustentavel-ao-lado-do-irmao/

Apoio