Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Sanduíche Bauru ganha status de patrimônio de SP

Publicada em 22/01/2019 às 16:14

Uma lei sancionada no dia 29 de dezembro pelo então governador Márcio França declarou o sanduíche Bauru, uma iguaria conhecida nacionalmente, como patrimônio imaterial do estado de São Paulo. Apesar de “famoso” e de constar no cardápio de bares e lanchonetes de norte a sul do país, o lanche criado por um bauruense há mais de 80 anos praticamente só é feito da forma correta e com os ingredientes originais em Bauru.

Lanche criado há mais de 80 anos praticamente só é feito da forma correta e com os ingredientes originais em Bauru

Isso porque uma lei municipal de 1998 definiu que, para ser chamado de “sanduíche Bauru”, o lanche precisa seguir à risca o modo de preparo e os ingredientes corretos, sem tirar nem pôr: pão francês, rosbife, tomate, picles de pepino em rodelas, mussarela, orégano e sal. Para o chef de cozinha Gabriel Cardoso, especialista no prepara do legítimo Bauru, a lei ajuda a elevar a receita à sua condição de diferenciada. “Para nós, da gastronomia, quanto mais tivermos esse tipo de reconhecimento, melhor. Reconhecer o valor dos nossos alimentos, de seu preparo, é algo de extrema importância”, avalia o chef.

Segundo o deputado estadual Celso Nascimento, autor da lei na Assembleia Legislativa, o sanduíche sempre levou o nome de Bauru para todo o país, mesmo sendo, na maioria das vezes, oferecido de forma “deturpada”. Geralmente, como uma variação do misto (presunto e queijo) acrescido de tomate. “Ando pelo país todo e sempre vejo o lanche Bauru nos cardápios e quase sempre é um misto com tomate. Em Manaus, por exemplo, recebi um feito com bife comum. Por isso, achei necessário transformá-lo em patrimônio imaterial do estado por sua importância, cultural e econômica”, explicou o deputado.

E o lanche Bauru poderá se transformar também em patrimônio a nível nacional. Um projeto de lei de autoria do deputado Capitão Augusto quer elevar o sanduíche à condição de patrimônio cultural e imaterial do Brasil. Segundo o deputado federal, o reconhecimento implicará em proteção do Estado e “incentivará sua perpetuação e preservação histórica”. O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Cultura e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

A história
A saga do sanduíche Bauru teve início na capital paulista, nos anos 30. O bauruense Casemiro Pinto Neto, estudante de direito na USP, no Largo do São Francisco, frequentava o restaurante Ponto Chic, no Largo do Paissandu. Conhecido pelo apelido de “Bauru”, Pinto Neto resolveu propor ao cozinheiro do estabelecimento que fizesse um lanche especial para ele e para isso “ditou” a receita inusitada. Os amigos do bauruense gostaram da receita que tinha como diferenciais o rosbife e o picles e começaram a pedir o “lanche do Bauru”, que ganhou fama e se tornou um dos mais famosos do Brasil.

(Fonte: G1; Imagem: Tiago Queiroz/Estadão)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/22/sanduiche-bauru-ganha-status-de-patrimonio-de-sp/

Apoio