Desafio dos 10 anos de indígena do MT viraliza na web
O indígena Dyakalo Foratu Matipu postou uma foto do “desafio dos 10 anos”, brincadeira que viralizou nas redes sociais, e a montagem com uma foto de 2009 e uma outra de 2019 teve repercussão. Farato, como gosta de ser chamado, é da etnia Matipu, nasceu na Aldeia Kuikuro e cresceu na Aldeia Buritizal, ambas localizadas na região do Alto Xingu, em Mato Grosso. Disse que não esperava que o post tivesse mais de 2 mil compartilhamentos e ganhasse repercussão em tão pouco tempo.
Ele postou uma foto de quando ainda vivia na aldeia e outra, 10 anos depois, dele trabalhando como técnico de enfermagem. No final de 2018, Farato passou em primeiro lugar em ciências da matemática na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Canarana, a 838 km de Cuiabá, onde mora atualmente. Contou que sempre sofreu preconceito por ser indígena, mas que nunca desistiu.
Começou a estudar aos 10 anos. Até então, vivia na aldeia, pescando e jogando futebol com as outras crianças do local, sem a oportunidade de ser alfabetizado. “Entrei direto na escola, porque já tinha 10 anos. Meu sonho era aprender a ler e a escrever. Isso era um grande desafio para mim. Eu entrei sem conhecer nenhuma letra”, disse.
(Fonte: G1)
(Imagens: G1)