Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Bombeiros confirmam 200 desaparecidos em Brumadinho

Publicada em 25/01/2019 às 17:15

O rompimento da barragem da mineradora Vale nesta sexta-feira (25), em Brumadinho, Região Metropolitana de BH, deixou até agora 200 pessoas desaparecidas segundo o Corpo de Bombeiros que trabalha com a Defesa Civil Estadual e Municipal na região. A Vale informou que o rompimento ocorreu no início da tarde, na Mina Feijão. As imagens aéreas mostram que um mar de lama destruiu casas da região do Córrego do Feijão.

O comando das operações de resgate foi montado no Centro Social do Córrego do Feijão, nas proximidades do campo de futebol e da igreja católica. O campo de futebol está sendo utilizado como área de avaliação e triagem das vítimas para atendimento médico, além de estacionamento. Estão mobilizado no local 51 bombeiros e 6 aeronaves.

O rompimento da barragem de rejeitos deixou em estado de atenção municípios banhados pelo Rio Paraopeba. Há risco que, em consequência do incidente, o nível suba repentinamente. Na região Centro-Oeste de Minas, Pará de Minas e Itaúna estão fazendo monitoramento.

A Agência Nacional de Águas (ANA) afirmou que está monitorando a onda de rejeito e coordenando ações para manter o abastecimento de água e sua qualidade para as cidades que captam água ao longo do Rio Paraopeba. “A barragem da Usina Hidrelétrica Retiro Baixo está a 220 km do local do rompimento e possibilitará amortecimento da onda de rejeito. Estima-se que essa onda atingirá a usina em cerca de dois dias. A fiscalização da barragem rompida, de acumulação de rejeito de mineração, cabe à autoridade outorgante de direitos minerários”, diz nota da ANA.

A Arquidiocese de Belo Horizonte informou que iniciou uma campanha para arrecadar donativos para os atingidos pelo rompimento da barragem. As doações podem ser entregues na Rua Além Paraíba, 208,  Lagoinha, na capital.

“Os danos humanos e socioambientais são irreparáveis e apontam para uma urgência, já tão evidente: é preciso repensar modelos de desenvolvimento que desconsideram o respeito à natureza, os parâmetros de sustentabilidade.  Uma triste coincidência: nesta sexta-feira, dia 25, quando uma barragem se rompe no coração da nossa amada Brumadinho, entrou em pauta, no Conselho da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, autorização para a retomada da mineração na Serra da Piedade. Uma tragédia se efetiva e outra se anuncia”, disse o arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo.

(Fonte: G1)

(Imagens: G1)

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/25/bombeiros-confirmam-200-desaparecidos-em-brumadinho-1/

Apoio