Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jovem com paralisia cerebral é aprovado na faculdade

Publicada em 28/01/2019 às 14:12

Portador de paralisia cerebral e usuário de cadeira de rodas, o jovem Jadison Costa da Costa, de 19 anos, foi selecionado para cursar licenciatura em história na Universidade Federal do Amapá (Unifap). Estudante da Escola Estadual José Ribamar Pestana, do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá, ele está prestes a concluir o ensino médio. Para ser aprovado, ele fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao lado de um auxiliar.

Jadison estava em sala de aula, com amigos, professores e familiares, quando soube da classificação

Concorrendo através da cota destinada a estudantes deficientes físicos da rede pública de ensino, com renda familiar inferior à um salário-mínimo e meio, o nome dele era um dos que saíram na lista dos aprovados na quinta-feira (24). O dia foi de inteiro de comemoração. Jadison estava em sala de aula, com amigos, professores e familiares, quando soube da classificação. “Aqui está todo mundo feliz. Eu sempre acreditei que conseguiria. Vamos comemorar e manter o ritmo de estudos, que não pode parar”, disse o estudante.

A mãe de Jadison, Neuza Maria, de 45 anos, é solteira e sobrevive com o benefício assistencial do INSS dos filhos. O segundo filho dela, de 18 anos, também é portador de paralisia cerebral. Ela relatou ao G1 que a aprovação é mais uma das superações que o filho teve ao longo da vida. Ela reforçou que isso também é resultado de um trabalho em conjunto. “Eu sempre lutei para que meus filhos alcançassem seus objetivos, mesmo que tivesse que fazer sacrifícios. Eles, por outro lado, reconhecem meu esforço e também dão o melhor, mas claro isso tudo, não seria possível sem o auxílio dos professores, que, assim como eu, não desacreditaram”, disse Neuza.

Irmão de Jadison, Adipe Costa também fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mirando o curso de bacharelado em direito. Ele não foi aprovado, mas, mesmo assim, ele detalha que se espelha no irmão mais velho para continuar em busca do ensino superior: “Agora a inspiração está em casa”, disse.

Apesar da recente conquista, o jovem afirma que ingressar na Unifap não será o último objetivo na vida. Ele agora quer seguir o sonho de assumir o posto de presidente da República. “Meu objetivo é primeiro me formar e depois, por que não ser presidente da república?”, disse.

(Fonte: G1; Imagem: Carlos Alberto Jr/G1)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/28/jovem-com-paralisia-cerebral-e-aprovado-na-faculdade/

Apoio