Militares de Israel ajudam nas buscas a partir de hoje (28)
O tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros na região de Brumadinho,  disse que as tropas israelenses (136 militares) devem iniciar ainda na tarde desta segunda-feira (28) os trabalhos de buscas por vÃtimas. Segundo ele, os militares de Israel participarão de reunião para combinar a operação e depois serão levados à região em que ficava o centro administrativo da Vale, perto da barragem de rejeitos da mineradora.
A barragem rompeu na sexta-feira (25), provocando até agora a morte confirmada de 60 pessoas e o desaparecimento de outras 292. Os israelenses trouxeram sonares e equipamentos capazes de detectar ruÃdos e vozes. Aihara disse que a ideia é começar a usá-los já nesta tarde.
O presidente em exercÃcio Hamilton Mourão defendeu a apuração para identificar e punir os responsáveis pela tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho. Interinamente no comando do Palácio do Planalto, Mourão afirmou que, “se houve imperÃcia, imprudência ou negligência” de alguém da mineradora, tem que responder “criminalmente”.
Na manhã desta segunda, ministros e técnicos voltaram a se reunir no Palácio do Planalto para discutir a tragédia de Brumadinho. Participaram da reunião no Planalto os ministros Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral), Bento Costa Lima (Minas e Energia), Onyx Lorenzoni (Casa Civil), Santos Cruz (Secretaria de Governo) e Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional). O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto criando o Conselho Ministerial de Supervisão de Respostas a Desastre, coordenado pelo chefe da Casa Civil e se reuniu pela primeira vez no último sábado (26).
(Fonte: G1)
(Imagem: G1)