Número de mortos sobe a 65 na tragédia de Brumadinho
Subiu para 65 o número de mortes confirmadas em decorrência do rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG), na sexta-feira (25). A informação foi divulgada pelo coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Flávio Godinho, pouco antes das 20 horas desta segunda-feira (28).
O Instituto Médico Legal confirmou a identificação de 35 vÃtimas fatais. Até o momento, 279 pessoas continuam desaparecidas, segundo os bombeiros. Outras 192 foram resgatadas, número que permanece o mesmo desde sábado (26), um dia após a tragédia.
A Vale anunciou que fará uma doação emergencial de R$ 100 mil reais, de imediato, a cada famÃlia das vÃtimas fatais da tragédia. O valor deve começar a ser repassado nesta terça-feira (29). E ainda que manterá a compensação financeira de recursos minerais para o municÃpio de Brumadinho, para que a cidade perca arrecadação por causa da paralisação das atividades de mineração.
ISRAEL – O embaixador israelense no Brasil , Yossi Shelley, defendeu a efetividade da tecnologia que os especialistas de seu paÃs trouxeram para empregar em Brumadinho (MG). “Não viemos disputar quem é mais forte. Queremos ajudar as famÃlias, o calor do corpo é o calor da terra. Então, nesse caso, o equipamento não funciona. Mas trouxemos um sonar que pode detectar o corpo, fazer imagem dos corpos na lama”, rebateu o diplomata, referindo-se à s crÃticas feitas pelo o comandante de emergências ambientais tenente-coronel Eduardo Ângelo Gomes da Silva.
MERCADO – O dia foi de perda histórica para a mineradora. Ela perdeu R$ 71 bilhões em valor de mercado nesta segunda-feira (28), a maior da história do mercado de ações brasileiro, segundo dados da Economatica. A ação da empresa caiu 24% neste pregão, em reação do mercado à  tragédia em Brumadinho (MG).