Jundiaí registra índice extremo de radiação solar nesta terça (29)
Jundiaí registra, nesta terça-feira (29), índice extremo e perigoso de radiação solar, chegando a atingir o nível 16, de acordo com a escala de raios ultravioleta do Climatempo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice moderado é de três a cinco.
Este nível de radiação pode causar queimaduras na pele. Por isso, o indicado, ainda de acordo com o portal de meteorologia, é que pessoas com peles claras e sensíveis façam uso de protetor solar com FSP de, no mínimo, 50, principalmente entre as 12 e 18 horas, quando há maior incidência dos raios ultravioleta.
De acordo com o dermatologista Osmilto Brandão, em entrevista ao Correio 24 horas, é necessário fazer a reaplicação do protetor solar durante o dia. “O alto índice de raios UV aumenta o risco de danos à pele, que podem variar desde uma vermelhidão até o câncer de pele”, alerta.
De acordo com o meteorologista Heráclio Alves, do Ingá, a elevação do índice acontece devido a fatores como a estação do ano e a pouca nebulosidade, que aumentam a elevação do nível de raios solares que chegam à superfície da Terra, incluindo os ultravioletas.
(Imagem: Canal Zeppelin Drones)