Bombeiro presta homenagem a cão que trabalhou em Mariana e Brumadinho
Como acontece em outros cenários emergenciais, a presença de cães farejadores é fundamental para o resgate de sobreviventes ou corpos. No caso do desastre provocado pelo rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho, a história se repete.
Entre os inúmeros cachorros utilizados pelas equipes do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Thor foi homenageado pelo parceiro, o Sargento Leonardo, que convive com o cãozinho há anos. “Eu sou o sargento Leonardo, esse aqui é o Thor. O Thor tem cinco anos e tá trabalhando muito, já encontrou um monte de vítimas por aí debaixo dessa lama”.
Thor possui vasta experiência em desastres como o provocado pela Vale no Córrego do Feijão. Ele esteve em Mariana, onde o rompimento de uma barragem da Samarco matou 19 pessoas há pouco mais de três anos e Sardoá, também em Minas. A homenagem foi feita em um post no Instagram do SPInvisível, que está na cidade mineira colhendo depoimentos para o projeto #BrumadinhoInvisível.
“Agora ele vai descansar, tomar um suplemento vitamínico que os médicos veterinários vão passar pra ele e amanhã volta a trabalhar. Eu já perdi a conta de quantas pessoas ele achou já. Infelizmente, poucas vivas. Esse cão aqui já foi para varias missões comigo. Já esteve em Mariana, Herculano, Sardoá. O Thor trabalha muito comigo. Só hoje já fomos lá no pontilhão e perto do ônibus. Lugares de acessos muito difíceis”, encerrou.
A situação em Brumadinho é de calamidade e o Corpo de Bombeiros encontrou até o fechamento desta matéria, 84 mortos (sendo que 51 corpos identificados) e outros 276 permanecem desaparecidos.
(Fonte: Hypeness; Imagem: Reprodução Instagram)