Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

CAPS III passa a atender em novo endereço

Publicada em 30/01/2019 às 13:47

O Prefeito Luiz Fernando Machado visitou o novo prédio do Centro de Atenção Psicossocial III (CAPS III), na manhã de quarta-feira (30), para fazer a entrega do espaço com nova ambiência para os mais de 900 pacientes atendidos. O local, mais adequado para o atendimento de pessoas com transtornos mentais severos e persistentes, conta com sinalização e padronização visual adequados para o desenvolvimento de atendimento multidisciplinar, oficinas terapêuticas e de capacitação para geração de renda ou reinserção no mercado de trabalho.

CAPS III atende na rua Ramiro de Araújo filho, 234, Vila Hortolândia

“A mudança para o novo espaço garante uma estrutura mais adequada para o atendimento multidisciplinar que é oferecido em Jundiaí, em um local próximo a outros equipamentos públicos, proporcionando a ressocialização, tão importante para essa população. Conversando com as pessoas atendidas e com os profissionais, a constatação é que não há equipamento deste nível de qualidade, conforto e ambiente na rede particular”, detalha o prefeito.

O CAPS III integra a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), que ainda conta com CAPS AD III (Álcool de Drogas), IJ (Infanto-Juvenil), Consultório na Rua, CAPS II (atendimento adulto), leitos de internação do Hospital São Vicente de Paulo (10 leitos) e duas Residências Terapêuticas (com 20 pessoas atendidas). “A escolha do novo prédio leva em consideração as necessidades e especificidades do atendimento, com a oferta de atividades físicas na quadra poliesportiva, oficinas terapêuticas e de geração de renda, além da proximidade de outros equipamentos públicos que proporcionam maior oportunidade de reabilitação psicossocial aos mais de 900 atendidos”, detalha o gestor da UGPS, Tiago Texera.

O CAPS III realizou, em média, 2.480 mil atendimentos por mês ano de 2018. Número 25% acima do realizado no ano anterior. De acordo com o coordenador de Saúde Mental da Unidade de Promoção da Saúde Alexandre Moreno Sandri, a ampliação dos atendimentos se dá pelas ações de busca ativa e maior proximidade com a atenção básica (promovida pelo matriciamento de saúde mental), além da ampliação do acesso aos usuários, já que o serviço é porta aberta, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas funciona 24 horas, por contar com cinco leitos para hospitalidade noturna para o atendimento dos casos em situação de crise. “A conquista deste espaço é uma vitória para uma luta de mais de 10 anos. A Saúde Mental, nesta gestão, conseguiu avançar muito, com as duas Residências Terapêuticas e agora com este novo espaço”, detalha.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/01/30/caps-iii-passa-a-atender-em-novo-endereco/

Apoio