Reserva Biológica da Serra do Japi tem trilhas abertas à visitação
A Serra do Japi tem três trilhas abertas à visitação monitorada, que ocorrem preferencialmente durante os finais de semana e feriados prolongados, sempre das 8 às 17 horas. Os agendamentos devem ser feitos diretamente com os monitores. Para visitas que ocorrerem durante a semana também é necessário entrar em contato com o monitor, que irá verificar a disponibilidade da data.
Podem ser visitadas as trilhas Casa do Conserveiro, de nÃvel fácil; Córrego dos Morcegos, de nÃvel médio; e Marco Geodésico, de nÃvel difÃcil. Cada grupo de visitas pode ter até 15 pessoas, exceto pela trilha Marco Geodésico, que pode ter até 8 visitantes. As trilhas são recomendadas para crianças acompanhadas dos pais e/ou responsável, visitantes acima de 14 anos (também acompanhados do responsável), adultos e idosos, desde que apresentem boas condições de saúde para caminhada. Por motivos de segurança dos monitores e visitantes, segundo consta no site da Prefeitura de JundiaÃ, três das trilhas estão suspensas temporariamente. São elas: ParaÃso, Mirante e Jabuticabeiras.
Segundo a Unidade de Gestão de Planejamento e Meio Ambiente (UGPUMA), estão abertas três trilhas para visitação e há possibilidade de mais duas serem adicionadas. Existe um estudo que está sendo desenvolvido em conjunto com a Associação dos Monitores Ambientais que prevê a inclusão de mais duas trilhas especiais que abrem a possibilidade de visitas em perÃodo vespertino e noturno e com maior grau de dificuldade e esforço fÃsico.
As pessoas interessadas em conhecer a Reserva Biológica da Serra do Japi devem acessar o site http://serradojapi.jundiai.sp.gov.br/, escolher o dia, o monitor e qual trilha deseja conhecer. O agendamento é feito diretamente com o monitor credenciado para a visitação. Existe uma taxa que é paga por visitante ao monitor. O valor depende da trilha escolhida. Para escolas e instituições, o contato e agendamento devem ser feito diretamente com a Fundação Serra do Japi.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de JundiaÃ)