Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaiense supera câncer e é aprovado em medicina

Publicada em 02/02/2019 às 19:44

O jundiaiense Gabriel Siqueira Cunha, de 21 anos, foi aprovado no curso de medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG) após superar o Sarcoma de Ewing, um tumor ósseo agressivo que ataca também músculos e cartilagens, em fevereiro de 2012. Atualmente, Gabriel passa por consultas com oncologistas e ortopedistas a cada seis meses para acompanhar os resultados e evitar possíveis complicações. Curado e com ótima saúde, ele relembra como descobriu que havia algo estranho. “Percebi que minha coxa direita estava inchada e dura, sendo que eu não tinha dores”, conta.

Gabriel descobriu o câncer em 2012 e atualmente está curado e com ótima saúde

A família levou o jovem ao Hospital Universitário de Jundiaí (HU) e após diversos exames exames, ele foi encaminhado para o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc), onde recebeu o diagnóstico e foi encaminhado para o tratamento. A descoberta foi um choque para Gabriel e sua família. “Quando descobri, fiquei assustado, preocupado e triste por saber que era algo perigoso. Na época, uma tia minha também lutava contra o câncer de mama e eu sabia que era algo bem delicado”, recorda.

No início do tratamento, Gabriel fazia uma sessão de quimioterapia de três dias, com 15 dias de repouso seguidos e, em seguida, uma sessão de quatro dias. Além disso, o jovem passou por uma cirurgia para remover parte do fêmur que foi afetado pelo tumor. Para o jovem, a parte mais difícil foi se acostumar com a rotina do tratamento, os cuidados que devia tomar e a adaptação de todo seu cotidiano. “Foi muito difícil, sem falar no peso de saber que tinha uma doença que poderia ser letal”, desabafa.

Gabriel ficou com a imunidade baixa por causa do tratamento e teve que deixar de frequentar a escola por conta do risco de contrair infecções. O Grendacc contribuiu para sua educação, que recebeu a ajuda de professores voluntários. O sonho de cursar medicina surgiu durante todo o processo na luta contra o câncer. “O tratamento que recebi dos médicos do Grendacc sempre foi encantador. Uma recepção calorosa e confortante no meio de uma situação tão turbulenta. Isso me chamou a atenção”, afirma.

Ele conta que ficou impressionado em saber que passou no curso de medicina na UFG, em Goiás. “Medicina é um curso difícil de passar. Eu mesmo não acreditava que conseguiria passar com a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que é uma das provas que eu mandava mal. Me surpreendi e fiquei muito feliz quando vi os resultados do meu esforço e de todos que me apoiaram nesta trajetória”.

(Fonte: Tribuna de Jundiaí; Imagens: Acervo pessoal)


Leia mais DestaqueSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/02/jundiaiense-supera-cancer-e-e-aprovado-em-medicina/

Apoio