Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí inicia ensino de italiano na rede pública municipal

Publicada em 05/02/2019 às 09:37

Em solenidade que reuniu mais de mil professores da Rede de Ensino Municipal de Jundiaí, a gestora de Educação, Vasti Marques Ferrari abriu a II Semana de Atualização Pedagógica na noite desta segunda-feira (4), no Polytheama. No evento, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado e o embaixador da Itália, Antônio Bernardini, assinaram convênio para o ensino da língua italiana nas escolas municipais, “É uma honra para mim e uma felicidade muito grande participar desse evento, nesta noite. Nossos estudantes confiam em vocês”, afirmou diante de uma plateia atenta. “Nós, juntos, temos a responsabilidade pelo que vai ser do futuro da nossa cidade, por essa razão tenho a certeza de que todos vocês dão e continuarão dando o melhor de cada um nessa missão que nos foi confiada”, disse entre outras afirmações.

O prefeito, autoridades da Itália e envolvidos no processo, no Polytheama, logo após a assinatura do convênio

A II Semana de Atualização Pedagógica terá mais de 120 palestrantes em mais de 20 locais, com dinâmicas e temas que visam preparar e dar energia aos pedagogos e pedagogas para o início do ano letivo. A principal palestrante foi a educadora e socióloga Lourdes Atié, que falou sobre “O que significa aprender na contemporaneidade”. Para ela, é preciso encontrar meios capazes de romper com as limitações do passado, preservando os valores importantes.

“Mas só existe uma ferramenta, um caminho que torna isso possível, para além das grandes teorias, dos tratados que se acredita precisem ser ensinados: a simplicidade! Simplicidade será a chave para se aprender na contemporaneidade!”, garantiu a especialista.

OLHAR NO FUTURO

Além do prefeito e do embaixador, participaram da cerimônia o vice-prefeito, doutor Antônio de Pádua Pacheco; o cônsul-geral da Itália, Fillipo De La Rosa; e o presidente da Câmara Ítalo Brasileira de Industria, Comércio e Agricultura, Nico Rossini. O prefeito destacou a importância do evento e afirmou que o aprendizado do italiano, no ensino municipal, será o diferencial no futuro das crianças e jovens de hoje. “Existem matrizes de mais de mil empresas italianas de grande porte em São Paulo, e algumas delas estão aqui, entre nós. Tal aprendizado fará a diferença para quem disputar o mercado de trabalho no futuro, com empregos cujo formato nós ainda desconhecemos, mas muito diferente do emprego tradicional”, ponderou o chefe do Executivo.

O embaixador italiano acrescentou que o convênio assinado lançava um olhar ao futuro. ” São importantes os laços afetivos, ancestrais e culturais. Mas hoje damos um passou à frente, olhando ao futuro, e pensando também nos laços econômicos. Estou muito feliz com o que está acontecendo aqui”, discursou.

Antes, o prefeito e as autoridades italianas havia participado de encontro, no Paço Municipal, com empresários que ouviram atentos a explanação do presidente da Câmara Ítalo Brasileira de Comércio, sobre as oportunidades de negócios crescentes que a Itália oferece a investidores e empreendedores locais. “São oportunidades únicas e recíprocas, com a diferença que a Itália é uma porta de entrada fantástica para toda a Europa”, explicou. (Por Pedro Fávaro Jr.)

(Imagens: Leandro Nalini, Facebook)


Leia mais DestaqueNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/05/jundiai-inicia-ensino-de-italiano-na-rede-publica-municipal-5/

Apoio