Barragem da Vale em Barão de Cocais (MG) tem risco de romper
A Agência Nacional de Mineração determinou a retirada de cerca de 500 pessoas das comunidades de Socorro, Tabuleiro e Piteiras, todas em Barão de Cocais, na Região Central de Minas Gerais, por causa da Barragem Sul Superior da mina Gongo Soco, da Vale. Os moradores saÃram de casa na madrugada desta sexta-feira (8), por volta de 1h, após sirenes serem acionadas.
De acordo com a mineradora, a consultoria Warm negou a Declaração de Condição de Estabilidade da estrutura. A partir daÃ, a empresa começou a executar o nÃvel 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. Já a Prefeitura de Barão de Cocais disse que a Agência Nacional de Mineração ampliou para o nÃvel 2, mais próximo da possibilidade de rompimento.
A Barragem Superior Sul está entre as dez que a Vale pretende eliminar. Ela foi construÃda pelo método de “alteamento a montante”. Considerado ultrapassado e menos seguro do que outras alternativas existentes, ele é o mesmo usado na construção de barragens que se romperam em Mariana, em novembro de 2015, e em Brumadinho, em 25 de janeiro deste ano.
Fonte: G1
Imagem: G1