TVTEC News | http://tvtecjundiai.com.br/news

TVTEC News

Zoonoses inicia coleta para índice que mede infestação do Aedes aegypti

Publicada em 12/02/2019 às 11:17

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) inicia nova apuração do Índice de Breteau (IB), que serve para medir a infestação do mosquito Aedes aegypti e os potenciais criadouros disponíveis nas residências. Esta será a primeira coleta do ano e o resultado balizará as ações que serão tomadas nas próximas semanas para o combate às arboviroses dengue, zika, chikungunya e febre amarela. No ano passado, nesta mesma época, o IB foi de 1,7, resultado que colocou a cidade em situação de alerta.

As larvas encontradas são levadas para o laboratório e analisadas para a identificação da espécie

Para a realização do estudo serão avaliadas 5 mil residências em toda a cidade. “O município foi divido em oito zonas. Cada uma terá entre 600 e 700 imóveis vistoriados conforme as quadras mapeadas. Os técnicos da UVZ e os agentes comunitários de saúde vistoriarão os espaços em busca de objetos que podem se transformar em criadouros de mosquitos Aedes aegypti. Na identificação, o responsável pelo imóvel é orientado para a eliminação e sobre os cuidados necessários para a manutenção do espaço livre de riscos”, detalha a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro Silva.

O IB do mesmo período do ano passado resultou na situação de alerta para a cidade, com resultado de 1,7. Já em outubro, o valor caiu para 0,7. Contudo, em ambas as situações, as garrafas foram as grandes vilãs do estudo. Na sequência estão os pratos e aparadores dos vasos, as lonas e outros artigos que possam acumular água.

Jundiaí mantém o Boletim Epidemiológico atualizado semanalmente para que a população possa acompanhar a situação das doenças na cidade.

(Prefeitura de Jundiaí)




Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/12/zoonoses-inicia-coleta-para-indice-que-mede-infestacao-do-aedes-aegypti/