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Trajetos dos blocos de Carnaval evitam perturbação do sossego

Publicada em 13/02/2019 às 18:58

A Prefeitura de Jundiaí fixou novas regras para a realização dos desfiles de blocos de Carnaval na cidade em 2019 e, a partir de agora, ambulâncias, seguranças e trajetos que não incomodam os moradores fazem parte da nova organização da folia nas ruas, estrutura que deverá ser custeada pelas próprias agremiações. Todos os itinerários foram avaliados pelos corpo técnico da Prefeitura e Guarda Municipal, considerando a legislação, segurança e impacto no trânsito e transporte de cada região.

Prefeitura de Jundiaí fixou novas regras para a saída dos blocos de carnaval na cidade este ano

“Quando chega a época do Carnaval, há dois lados que sempre se manifestam. Há o apelo dos blocos para que a Prefeitura os apoie e não deixe a festa morrer; e também as manifestações da população que se queixa do dinheiro público investido na festa, e principalmente da segurança, tráfego e sujeira nas ruas por consequência dos desfiles”, explica o prefeito Luiz Fernando Machado. “O que nós, como gestores públicos, temos o dever de fazer é dar voz à maioria. A população exige providências da Prefeitura. Assim, estamos dando a opção aos que gostam do Carnaval, mas principalmente garantindo o sossego a quem quer optar pelo descanso nessa época”, complementa, ainda, o prefeito.

Além de fixar três períodos para a marcha dos foliões, a Prefeitura também estabeleceu o máximo de 6 horas por passagem dos blocos, com horário máximo de término previsto para as 20 horas. As datas fixadas para as comemorações são 22 a 24 de fevereiro, 1 a 5 de março e 9 e 10 de março. Ao se inscreverem, os responsáveis pelos blocos deviam indicar as ruas pelas quais pretendiam passar.

A Prefeitura determinou, ainda, que os organizadores dos blocos devem se responsabilizar “pela adequada ocupação do espaço público, assegurado a integridade e mobilidade dos foliões, minimizando o impacto causado à cidade, assim como fazer seu planejamento organizacional em conjunto com os órgãos competentes, respeitando os horários e limites de emissão de ruído”. Ficou estabelecido, ainda, que “a contratação de artistas, equipes de segurança, isolamento (do trio ou caminhão de som), produção, bem como de ambulância para o desfile, sendo que os quantitativos exigidos serão de acordo com a categoria de cada bloco”. Trios elétricos com altura superior a 4,20m foram autorizados para vias com mais de 7,20 de largura.

A Prefeitura se comprometeu a prestar apoio aos blocos inscritos mantendo servidores que vão atuar na fiscalização do comércio, fornecer sanitários químicos de acordo com o a projeção de público fornecida pelo bloco, limpeza das ruas após a passagem do desfile, monitoramento de segurança e distribuição de kits educativos e de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis.

(Tribuna de Jundiaí; Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


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