Centro de Conservação comemora nascimento de arara-azul-de-lear
O Centro de Conservação de Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (CECFAU), localizado em Araçoiaba da Serra, comemora a chegada de dois filhotes de arara-azul-de-lear, que nasceram em janeiro. Por ser uma espécie de difÃcil reprodução em cativeiro e estar em perigo de extinção, o nascimento trouxe esperança para os pesquisadores.
Com nome cientÃfico de Anodorhynchus leari, a arara é a única ave mantida no CECFAU e está classificada como em perigo (EN) de extinção. A espécie é endêmica do estado da Bahia e vive apenas em áreas restritas do bioma de caatinga. Como essa espécie de arara não é de fácil reprodução fora do seu ambiente natural, o primeiro nascimento em instituição brasileira foi registrado em 2015 e teve repercussão mundial, dada a importância para a conservação da arara-azul-de-lear.
De lá para cá, a cegonha não parou mais de visitar a famÃlia: o casal reprodutor foi responsável por mais nove filhotes vivos. Já no CECFAU, após remanejamento de animais e tentativas de novos pareamentos, ocorreu o primeiro nascimento da espécie no Centro. O novo casal foi responsável por uma postura de quatro ovos, que culminou no nascimento de dois filhotes. A expectativa agora é de uma nova postura ainda neste começo de ano. Enquanto isso, os filhotes recebem cuidados diários da equipe técnica, como alimentação, pesagem, limpeza, tudo para garantir o pleno desenvolvimento e posteriormente serem integrados à s ações do plano de cativeiro internacional.