Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Guarda Municipal fiscaliza acesso à Serra do Japi

Publicada em 18/02/2019 às 18:23

Com o propósito de coibir danos ambientais à área de proteção da Serra do Japi, foi realizada durante este domingo (17), ao longo da Avenida Luiz Gobbo, no bairro Santa Clara, mais uma ação de bloqueio para a fiscalização ao acesso de visitantes à reserva natural, conduzindo veículos que possam estar em situação irregular e mesmo coibir atos ilícitos que acabam ocasionando a perturbação ao sossego dos moradores.

Profissionais realizam a abordagem dos visitantes, conferindo também a existência de bebidas alcoólicas ou mesmo drogas

“As operações de bloqueio, fiscalização e orientação prosseguem de maneira pontual e com toda firmeza que se exige, envolvendo cada segmento em sua área de atuação. Uma ação progressiva definida para ampliar cada vez mais a conscientização sobre a necessidade da proteção, conservação e preservação da reserva natural”, declarou o responsável pela Divisão Florestal, inspetor Paulo Vicente Soares. O risco de queimadas, a partir de churrascos feito sem autorização, e todo lixo despejado junto à mata e que acaba sendo recolhido pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) também é um agravante.

As ações acontecem ininterruptamente, durante o ano todo, já que as viaturas do Grupamento encontram-se em patrulhamento e dispostas estrategicamente na região, principalmente junto à Cachoeira de Morangaba. Neste domingo, um veículo da cidade de Louveira foi apreendido, uma vez que o seu condutor se recusou a fazer o teste do etilômetro (bafômetro), e recebeu multas por demais irregularidades.

A iniciativa conjunta tem a coordenação da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) e da Guarda Municipal de Jundiaí, por meio da Divisão Florestal (DF), e acontece desde novembro de 2017, alcançando resultados positivos e efetivos no sentido de fiscalizar, coibir e orientar as pessoas que por muitas vezes utilizam o local de forma ilegal e perigosa; minimizar e/ou evitar os danos ambientais, conscientizar sobre as regras de permanência no local. Conta com o apoio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a atuação das polícias Militar e Ambiental, também a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) com os agentes na fiscalização do trânsito.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesDestaqueMeio Ambiente
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/18/guarda-municipal-fiscaliza-acesso-a-serra-do-japi/

Apoio