Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Chuva em Jundiaí supera volume esperado para o mês de fevereiro

Publicada em 18/02/2019 às 18:11

A Defesa Civil informa que na noite de sexta-feira (15) e na madrugada de sábado (16), uma chuva generalizada e persistente atingiu o Município, resultando em um volume de 136 mm. Este volume de chuva era esperado para 15 dias, considerando a média histórica dos últimos sete anos. Neste mês de fevereiro, até o dia 17, já choveu um volume de 239 mm, total que esperado para todo o mês, também considerando a média histórica dos últimos sete anos.

A Defesa Civil foi acionada na madrugada de sábado (16) para a rua Medina Pinto Bento 100, 106 e 94, no Parque Cidade Jardim II. Foi necessária a interdição total do imóvel número 100. Os técnicos orientaram os proprietários dos outros imóveis. A casa número 100 foi comprometida pelo volume de água acumulado no terreno da rua Antônio Alves de Campos (acima), que destruiu o muro dos fundos do imóvel e todo volume de lama inundou a casa. O morador vai ficar na casa de familiares. Na manhã de sábado (16), a Defesa Civil vistoriou novamente o local e uma equipe da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) auxiliou na limpeza da rua e do imóvel afetado.

No sábado (16), a Defesa Civil foi acionada para verificar o deslocamento do muro dos fundos de uma casa na rua Francisco Pereira de Castro (Anhangabaú), um deslizamento de terra com queda de muro lateral na rua Moacir Duarte (Jardim do Lírio) e a situação de acúmulo de água no muro dos fundos de imóveis situados na rua Tiradentes (Vila Galvão). No início da noite, técnicos fizeram uma vistoria em um muro que rompeu parcialmente na Viela Caraguatatuba, no Jardim São Camilo. A moradora passou a noite na casa de um vizinho. Nesta segunda-feira (18), será realizada uma reunião entre a Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Defesa Civil e moradores para análise das providências deste caso específico.

Além disso, a UGISP atendeu as seguintes ocorrências de queda árvore entre sexta (15) e sábado (16):

  • Avenida 9 de julho, em frente ao McDonald’s, sentido Paço Municipal.
  • Avenida Clemente Rosa (viaduto Bandeirantes).
  • Avenida Antonio Frederico Ozanam, entre o viaduto da Vila Rio Branco e o Atacadão Vila liberdade.
  • Avenida Dr. Cavalcanti, no Centro.
  • Rua Ernesto Pincinato, no Jardim Quintas das Videiras

No sábado e no domingo a Defesa Civil fez vistorias e monitoramento em várias áreas da cidade, uma vez que Jundiaí ingressou no estado de “Atenção” pelo Plano Preventivo de Defesa Civil – Operação Chuvas de Verão, que teve início em 01 de dezembro 2018 e segue até 31 de março de 2019, conforme decreto assinado pelo prefeito Luiz Fernando Machado. Nesta segunda-feira (18) e no decorrer da semana, equipes do órgão municipal continuarão a realizar as vistorias.

Hoje, o sol volta a aparecer e as temperaturas aumentam gradativamente. A previsão é de que entre o final da tarde e início da noite ocorram pancadas de chuva dispersas no Estado, que possuem curta duração e são acompanhadas de descargas elétricas. O dia deve seguir típico de verão na terça-feira (19), com as temperaturas aumentando rapidamente ao longo do dia e expectativa de pancadas de chuva no final do dia.

Devido à grande oferta de umidade e calor, as pancadas de chuva possuem intensidade forte, elevando o risco de ocorrerem transtornos. As condições do tempo na quarta (20) e quinta-feira (21) devem permanecer as mesmas. O sol aparece ao longo do dia, as temperaturas ficam elevadas e são previstas pancadas de chuvas acompanhadas de trovoadas e ventos fortes.

*Atualizado em 18/02/19, às 13h

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí; Foto: Luiz Garnier)


Leia mais Notícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/18/volume-de-chuva-em-jundiai-supera-volume-esperado-para-o-mes-de-fevereiro-1/

Apoio