Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Zoonoses faz ação de bloqueio à dengue em Jundiaí

Publicada em 19/02/2019 às 14:23

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizou, na manhã desta terça-feira (19), nebulização em trecho do bairro Novo Horizonte, entre a rua 8 e Estrada Municipal do Varjão, dando continuidade às ações de combate às arboviroses. No local, após a investigação epidemiológica, foram identificados, ao menos, 50 casos sintomáticos de dengue.

A ação de investigação e continuou no período da tarde. “O trabalho é realizado com o objetivo de conter a transmissão. Recebemos informações de pessoas que iniciaram a sintomatologia no último domingo, ou seja, a transmissão está ocorrendo. Por isso as pessoas precisam limpar os quintais de qualquer objeto que possa acumular água. O mosquito Aedes aegypti se adaptou a viver em água parada suja, não somente na água limpa”, detalha a biomédica da UVZ, Ana Lúcia de Castro Silva.

Na região do Novo Horizonte, pela característica do bairro – plano, com muitas construções incompletas e lajes abertas para o acúmulo de água – os mosquitos encontram as condições perfeitas para a criação. Segundo o gerente da UVZ, Carlos Ozahata, os mosquitos podem voar longas distâncias em busca de alimento. “Somente com o apoio da população será possível conter a doença e evitar óbitos”, argumenta.

(Fonte e imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/19/vigilancia-de-zoonoses-faz-acao-de-bloqueio-a-dengue-em-jundiai/

Apoio