Comedouros públicos alimentam cães e gatos abandonados
Um projeto no município de Santa Izabel do Pará está mudando a realidade de dezenas de cães e gatos abandonados. Uma ONG protetora de animais instalou comedouros e bebedouros em áreas públicas da cidade para que os pets possam se alimentar com facilidade sempre que tiverem fome.
Segundo uma das idealizadoras do projeto, a estudante Jéssica Brito, de 26 anos, os comedouros passaram a funcionar em janeiro deste ano. Inicialmente foram instalados em três pontos, mas logo a ideia chamou atenção e está sendo espalhada para outras áreas da cidade. “Nós fizemos três comedouros no início. Fui à prefeitura e pedi uma licença para colocar o equipamento em uma praça da cidade. Logo que começamos, algumas pessoas viram e gostaram da ideia e pediram para instalarmos os comedouros na frente da suas casas e estabelecimentos”, explica Jéssica.
Segundo ela, o projeto começou com apenas quatro pessoas, mas logo foi ganhando novos colaboradores. “Eu e mais três amigos que começamos com o projeto. Depois, mais cinco pessoas ingressaram. A partir da instalação dos primeiros comedouros, nós começamos a divulgar o projeto na cidade pelas redes sociais. Hoje temos muitos colaboradores de outros municípios também”.
Como funciona
Segundo Jéssica, as tarefas do grupo e na produção dos comedouros é compartilhada. Um dos integrantes é responsável pela confecção do equipamento enquanto outros colaboradores buscam por doações. “Nós compramos canos de PVC curvos. Cortamos os tubos e medimos para instalarmos o equipamento em uma altura compatível com a do animal” relata Jéssica.
Segundo ela, mesmo com uma equipe grande, o principal problema é a falta de monitoramento. “Não temos como vistoriar todos os comedouros para saber se eles precisam ser reabastecidos. Queremos que no futuro os comedouros sejam comunitários e cada um possa fazer o reabastecimento”, explica. Futuramente, o projeto quer elaborar palestras de conscientização sobre o cuidado aos animais e realizar serviços de castração.
(G1; Imagens: Jéssica Brito)