Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí está entre as cidades mais transparentes do Brasil, segundo Observatório Social e TCU

Publicada em 22/02/2019 às 12:37

Na última segunda-feira (18), o Observatório Social de Jundiaí (OS) apresentou o resultado de uma capacitação feita em parceria com o Observatório Social do Brasil e o Tribunal de Contas da União. O treinamento tinha duas fases: analisar o funcionamento da transparência passiva municipal e a gestão de contratos nos municípios.

Entre as 57 cidades do Brasil que foram avaliadas pelas equipes do Observatório Social dos municípios, Jundiaí e outras quatro cidades se destacaram no quesito transparência passiva, porém não atingiram os níveis de satisfação o resultado geral no País. A Coordenadora Administrativa do OS de Jundiaí, Bruna Quirino, explicou que análise foi realizada através de questionamentos que eles enviaram pelo Serviço de Informação ao Cidadão, no próprio site da Prefeitura.

“Nós enviamos questionamentos sem nos identificarmos como membros do observatório. A Prefeitura de Jundiaí respondeu às solicitações de forma satisfatória, respeitando o prazo estipulado pela lei de acesso à informação”. De acordo com a lei, o prazo de respostas das prefeituras são de 20 dias, podendo ser prorrogado por mais dez dias, mediante a explicação.

Já tratando-se de gestão de contratos, tarefa que fazia parte da segunda parte da análise, Jundiaí não apresentou bons resultados. “Os municípios, em geral, são insatisfatórios. Em Jundiaí e outras cidades, não há grau de maturidades na parte de contratações. Faltam procedimentos para gerir melhor essa questão”, explica Bruna.

(Fonte: Tribuna de Jundiaí; Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/22/jundiai-esta-entre-as-cidades-mais-transparentes-do-brasil-segundo-observatorio-social-e-tcu/

Apoio