Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Buscas em Brumadinho chegam a um mês com foco em escavações

Publicada em 25/02/2019 às 14:50

As buscas pelas vítimas levadas pelo “mar de lama” provocado pelo rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho (MG), completam um mês nesta segunda-feira (25). Ao longo destas quatro semanas, a megaoperação passou por diferentes fases e empregou técnicas variadas. De acordo com o último balanço, 179 mortes foram confirmadas. Outras 131 pessoas continuam desaparecidas.

buscas-em-brumadinho-chegam-a-30-dias-são-179-mortos-e-131-pessoas-desaparecidas-1.jpg

LEIA MAIS SOBRE O BALANÇO DAS VÍTIMAS DE BRUMADINHO CLICANDO AQUI

Entre 25 de janeiro e este 25 de fevereiro, a procura por sobreviventes e por corpos foi rotina para centenas de militares e voluntários. “O trabalho começa às 5 horas, quando as equipes se levantam. Às 6h30, nós nos reunimos para uma orientação, um briefing de segurança e de diretrizes do que vai ser feito ao longo do dia. As equipes são lançadas a campo. (…) Ao final do dia, quando retornam, elas nos dão um feedback de como foi o rendimento do planejamento. Fazemos então, a seguir, uma reunião para planejarmos o dia seguinte e tudo se repete”, diz o oficial.

Segundo ele, ainda não é possível estimar por quanto tempo este esquema de trabalho vai perdurar.  Se inicialmente quase 500 homens e mulheres de diversos estados e corporações – e até de fora do país – atuaram nas buscas, com auxílio de cerca de 15 helicópteros e quase 20 cães farejadores, atualmente, a incansável procura por corpos tem outras características.

“Num primeiro momento, os resgates eram feitos manualmente. Em outro momento, com a ajuda dos cães mais expressiva. Neste terceiro momento, os cães continuam e, a esse esforço dos cães, foi agregado o maquinário pesado, em que o solo é revolvido, o cão faz uma busca pelo faro e àquele rejeito é dada uma destinação uma vez que não há ali nenhum indício. Então, são técnicas diferentes, que é natural, nesse cenário tão grande, que ela precisa ser modificada”, explica o tenente-coronel Passos.

(Fonte: G1. Imagem: ábio Barros/Agência F8/Estadão)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/25/buscas-em-brumadinho-chegam-a-um-mes-com-foco-em-escavacoes/

Apoio