Jundiaí terá Tribunal Eclesiástico para questões matrimoniais
O Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, instala o Tribunal Diocesano de Jundiaí, neste dia 1.º de março, às 9 horas, na Cúria Diocesana, com a solene celebração Eucarística. O padre Márcio Odair Ramos será nomeado então Vigário judicial da Diocese. O Tribunal julgará os processos de Nulidade Matrimonial segundo as disposições que foram mudadas pelo papa Francisco, em dezembro de 2015 com o Motu Proprio Mitis Iudex Dominus Iesus.
“Agora as causas de nulidade matrimonial, os processos, serão resolvidos aqui, na Cúria Diocesana e não mais em Sorocaba”, adiantou padre Márcio, que é especialista em Direito Matrimonial. Padre Márcio ficou três anos na Itália fazendo o Mestrado em Direito Canônico e se aprofundou nas questões do Direito Matrimonial. Retornou em agosto do ano passado a Jundiaí.
O padre explicou, em entrevista à Rádio TEC dia 8 de fevereiro, que segundo a orientação do Papa Francisco, os bispos devem retomar a prerrogativa de serem os primeiros juízes em suas Dioceses nas questões dessa área. “Porém os bispos podem delegar essa função. Sendo assim, dom Vicente me fez o Vigário Judicial da Diocese”, disse.