Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Com paralisia cerebral, jovem vence obstáculos e se forma em Letras

Publicada em 28/02/2019 às 12:32

Débora Bertolo Moreira, de 23 anos, mora no Bairro Nova Trieste, em Jarinu (SP), e teve cinco paradas respiratórios ao nascer. Após o quadro, recebeu o diagnóstico de paralisia cerebral. Mas, isso nunca impediu que a jovem seguisse seus sonhos. No dia 5 de fevereiro, Débora participou da colação de grau do curso de Letras da Unifaccamp (Centro Universitário de Campo Limpo Paulista), no Clube São João. “Foi uma emoção, uma vitória muito grande na minha vida. É algo inexplicável”, contou emocionada.

Com paralisia cerebral jovem vence obstáculos e ser forma em Letras

De acordo com uma de suas professoras, Jaqueline Massagardi Mendes, Débora sempre foi uma aluna participativa e dedicada. “A Débora é minha ‘musinha do Olímpio’. Ela tem uma doçura capaz de alterar o mais amargo dos sabores”, diz a professora.

O diagnóstico de Débora veio logo após o parto, quando sua mãe teve eclampsia, fato que ocasionou a falta de oxigenação no cérebro. Por conta do problema, ela teve sequelas motoras e, hoje, utiliza bengala para se locomover. Em contrapartida, a parte cognitiva do cérebro não foi afetada.

O sonho de ensinar

Débora conta que sempre gostou da área da educação e língua inglesa, mas antes de começar a fazer Letras, ela começou a cursar Pedagogia e, como não se identificou, acabou trancando o curso. Logo depois, com a ajuda da madrasta e toda sua família, ela recebeu todo incentivo necessário para fazer algo que ela se identificava: Letras. “Sempre gostei de inglês e de ensinar, desde pequena”, conta. “Minha madrasta foi quem mais me motivou”, completa Débora.

(Fonte e imagens: Tribuna de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/02/28/com-paralisia-cerebral-jovem-vence-obstaculos-e-se-forma-em-letras/

Apoio