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Fornecimento de energia elétrica é restabelecido em Jundiaí, diz CPFL

Publicada em 28/02/2019 às 13:26

O fornecimento de energia elétrica foi restabelecido na região de Jundiaí, segundo informou a CPFL Piratininga na manhã desta quinta-feira (28). Por causa dos temporais dos últimos dias, segundo a concessionária, quase duas mil casas ainda estavam no escuro na noite desta quarta-feira (27).

Consumidores que tiveram prejuízos podem acionar a empresa e pedir ressarcimento

Segundo a CPFL, 10 mil clientes estavam no escuro na terça-feira (26), ou seja, cerca de 40 mil pessoas. Na segunda-feira (25), o número chegou a 100 mil pessoas. Em Várzea Paulista eram 1.400 e 1.000 em Campo Limpo Paulista. O fornecimento também foi normalizado em Itupeva.

A companhia enviou nota à TV TEM às 18h de quarta-feira (27), com a informação de que a energia elétrica estava normalizada na cidade e havia apenas casos pontuais a serem resolvidos. Entretanto, a equipe de reportagem conversou com moradores de bairros afetados, como o Agapeama, que disseram que o serviço voltou ao normal às 23h e em alguns casos às 5h desta quinta.

Os consumidores que tiveram prejuízos em razão da falta de energia, como a perda de alimentos, remédios e equipamentos eletrônicos, podem acionar a empresa para pedir ressarcimento. Caso a companhia não atenda o pedido, os moradores também podem procurar o Procon. Para conseguir o direito garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, é preciso que os protocolos de atendimento sejam anotados.

Ação do Ministério Público
O Ministério Público abriu inquérito civil para investigar a CPFL Piratininga na região de Jundiaí. O promotor Fabiano Pavan quer saber o motivo da demora para restabelecer a energia elétrica em diversos imóveis.

De acordo com a promotoria, a CPFL será notificada e terá cinco dias para dar explicações. Caso apresente argumentos sobre a situação, o inquérito ficará suspenso até o julgamento do recurso pelo Conselho Superior do Ministério Público (MP).

Ainda conforme o MP, se for comprovada a falha no serviço, poderá ser firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para correção do sistema ou, em última hipótese, o ajuizamento de ação civil pública contra a concessionária.

(G1; Imagem: Jornal de Jundiaí)


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