Conheça André, o personagem da Turma da Mônica que é autista
“Serve para muita gente entender melhor o autismo e suas diversas manifestações”. É com essas palavras de inclusão que Maurício de Sousa descreve André, da Turma da Monica. Recentemente o escritor falou sobre o personagem em quadrinhos, que está inserido no espectro autista.
Ele foi criado em 2003 para embasar uma campanha da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA), aparecendo pela primeira vez no gibi “Um amiguinho diferente“. André é apresentado por Magali, que primeiramente faz amizade com a irmã do personagem, Lucila, que conta à turma que seu irmãozinho é autista.
Para Maurício de Sousa, o desenvolvimento de um personagem tão complexo exige cuidado para que este não caia no terreno do esteriótipo e da superficialidade.
“Temos todo cuidado quando resolvemos abordar temas mais complexos. Procuramos sempre pesquisar e procurar técnicos no assunto para não passarmos informações erradas. Por isso a recepção das crianças e educadores é sempre positiva”, afirmou.
O personagem apareceu em diversos outros gibis além de “Um amiguinho diferente”, como por exemplo a campanha “Saiba Mais”, que promove inclusão social.
Quem conhece o escritor sabe que duas de suas personagens mais famosas, Monica e Magali, foram inspiradas em suas filhas. Por isso, a informação de que André teria sido inspirado em um sobrinho neto de Maurício foi recebida sem estranhamento pela maioria das pessoas.
No entanto, de acordo com ele, a notícia é falsa. O personagem na verdade tomou forma depois que o escritor conversou com especialistas que tinham convivência com autistas e fez algumas pesquisas sobre o tema.
Depois de aparecer na revista em quadrinhos ‘Um amiguinho diferente’, André ainda estrelou algumas campanhas, como o ‘Saiba mais’, sobre inclusão social.
(Fonte: Razões para acreditar/ Imagens: Divulgação Turma da Mônica)