Estação Primeira de Mangueira é a campeã do Grupo Especial no Rio
A Estação Primeira de Mangueira levou para a avenida enredo que recontou a história do Brasil por meio de heróis da resistência negros e índios e foi a grande Campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. O enredo “História pra ninar gente grande” foi assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira e contado em 24 alas e cinco alegorias. Em busca de seu 20.º título, a Mangueira trouxe uma bandeira do Brasil com as cores da escola, no final do desfile.
Com 3500 componentes, a escola verde e rosa apresentou heróis como o guerreiro Sepé Tiaraju, que tentou evitar o massacre dos Guaranis pelas tropas de Portugal e da Espanha.
A Mangueira teve reconhecido o desfile por completo – samba enredo, alegorias, fantasias, evolução. Em busca de seu 20.º título, escola desconstruiu na avenida a imagem de figuras históricas como a Princesa Isabel, Dom Pedro I e Pedro Álvares Cabral.
A 2.ª colocada foi Viradouro, seguida por Vila Isabel (3.ª), Portela (4.ª) e Salgueiro (5.ª).
As escolas de samba Império Serrano e Imperatriz Leopoldinense foram rebaixadas para a Série A do carnaval do Rio depois de ficarem em 14º e 13º respectivamente, na apuração das notas do Grupo Especial.
SÃO PAULO
Campeã pela primeira vez do carnaval de São Paulo, a escola de samba Mancha Verde teve um torcedor ilustre durante o seu desfile no Sambódromo do Anhembi: o técnico do Palmeiras Luiz Felipe Scolari.“É sempre bom estar ao lado de vencedores”, disse Paulo Serdan, presidente da Mancha Verde, sobre o Felipão estar no Verdão e na mesma época a escola de samba ser campeã do carnaval.
Felipão estava em um camarote de uma faculdade que patrocina o time alviverde acompanhado do presidente do clube, Maurício Gagliotti, e do preparador de goleiros Carlos Pracidelli. O técnico do penta foi muito assediado por torcedores e integrantes das escolas que o reconheceram. Ele não quis dar entrevista.
Felipão e os jogadores do Palmeiras estão na Colômbia, onde disputam nesta quarta-feira (6) um jogo pela Libertadores contra o Junior Barranquila. O clube postou uma foto de Felipão e os atletas parabenizando a Mancha Verde pela conquista.
(Fonte: G1; Imagem: Reprodução TV Globo; Capa: Rodrigo Gorosito/G1)