Poluição em afluente do Tietê forma ‘iceberg’ de espuma tóxica
O Córrego do Ajudante, um dos afluentes do Rio Tietê, que corta a cidade de Salto (SP), amanheceu nesta terça-feira (5) coberto por espuma tóxica. De acordo com moradores das redondezas, a espuma começou a se formar durante a noite e, com a chegada do sol, foi se dissipando aos poucos.
Algumas pontes ao longo do córrego também foram tomadas e assustaram as pessoas que passaram pelo local. O cheiro da espuma era muito forte. A vegetação e a água ficaram encobertas. A prefeitura esteve no local e jogou água para amenizar o problema. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ângelo César Piva, equipes da Cetesb também foram acionadas.
Nós acompanhamos todo o trecho do córrego, mas não encontramos nenhum vestÃgio que comprove o problema e acionamos a Cetesb. Essa espuma não é normal, é crime ambiental e provavelmente foi causada por alguma empresa, que deve ser punida”, explica. A prefeitura informou que resÃduos utilizados para fabricação de sabão em pó foram depositados no pátio de uma empresa de produtos quÃmicos, localizada no bairro Olaria, em Salto.
(Fonte: G1; Imagem: Robson Santos, arquivo pessoal)