O melhor do Brasil é o brasileiro
Ao longo de um ano, o repórter Pedro Neville percorreu o país em busca de invenções para lá de criativas e curiosas. O resultado é a série “O Melhor do Brasil É o Brasileiro”, com cinco episódios divididos por temas. As novidades vão de um sorvete que ameniza os sintomas de pacientes com quimioterapia a um robô que comanda uma empresa, além disso, também há bactérias que podem combater a candidíase, ou um ovo de páscoa feito com coxinha de galinha.
Vem ver:
1- Nada como uma invenção culinária. O que dizer do “ovoxinha”?
A receita da Dora Nicoletto, de Jaú (SP), viralizou na internet. Na Páscoa, tem muito amante de coxinha preferindo ganhar a criação dela a um ovo tradicional de chocolate.
2- Às vezes, o apetite do brasileiro pode ir longe demais… Vai um temaki de estrogonofe com batata palha?
Foi um choque provocado pelo chefe Celso Yokoyama, de Jundiaí (SP). Alguns torceram o nariz, outros experimentaram e gostaram. O fato é que o restaurante japonês roubou a atenção ao criar essa variação do temaki.
3- Também tem invenção culinária que pode ajudar muitas pessoas, como esse sorvete:
Pesquisadores da UFSC encontraram avanços ao servir um sorvete especial para pacientes em tratamento contra o câncer. Ao tomar o sorvete, durante as sessões de quimioterapia e nos intervalos entre elas, eles têm enfrentado menos efeitos colaterais. O complemento nutricional diminui o enjoo e ameniza as dores, além de ser uma fonte de calorias boas.
4- A criatividade do brasileiro pode melhorar a vida do próximo:
Em Petrolina (PE), o violão criado por Reinaldo Amorim Casteluzzo pode ser tocado com uma só mão. A ideia é que pessoas que têm algum comprometimento em um dos braços consigam tocar.
6- E vimos que a tecnologia é uma grande aliada da criatividade:
7- Sabe aquela criança que não sai do banho? Um pai achou a solução:
Pedro Ricardo Paulino mostra duas invenções ligadas a sustentabilidade. O chuveiro infinito – que reutiliza a água pura que cai pelo ralo – e a máquina de fazer água a partir da umidade do ar, em Valinhos (SP).
8- Sabe quando seus pais falam “ajeita a postura”?! Então…
Em Catanduva (SP), o fisioterapeuta Dalton Kina cansou de chamar atenção do filho para que corrigisse a postura, até que desenvolveu uma máquina que une realidade virtual e uma plataforma mecânica. Para avançar nas fases do videogame, o paciente precisa mexer o corpo e fazer exercícios.
9- Também descobrimos que dá pra ser bem econômico ao cozinhar:
Luiz Guilherme Meira de Souza, de Natal (RN), criou um fogão que utiliza a luz solar com materiais recicláveis e de baixo custo. Enquanto um fogão normal custa R$ 700, o dele sai por R$ 350. E não gasta gás, nem queima lenha. É só colocar no sol.
O pão das pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande leva 90% de farinha normal e 10% de farinha de barata, que elas compram de um laboratório. O valor nutricional do pão dispara dessa maneira.
11- Vimos que invenção não tem nada a ver com idade e, sim, com ❤