Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

O melhor do Brasil é o brasileiro

Publicada em 07/03/2019 às 11:20

Ao longo de um ano, o repórter Pedro Neville percorreu o país em busca de invenções para lá de criativas e curiosas. O resultado é a série “O Melhor do Brasil É o Brasileiro”, com cinco episódios divididos por temas. As novidades vão de um sorvete que ameniza os sintomas de pacientes com quimioterapia a um robô que comanda uma empresa, além disso, também há bactérias que podem combater a candidíase, ou um ovo de páscoa feito com coxinha de galinha.

Vem ver:

1- Nada como uma invenção culinária. O que dizer do “ovoxinha”?

Coxinha em formato de ovo de páscoa

Ovoxinha viralizou nas redes sociais

A receita da Dora Nicoletto, de Jaú (SP), viralizou na internet. Na Páscoa, tem muito amante de coxinha preferindo ganhar a criação dela a um ovo tradicional de chocolate.

 

2- Às vezes, o apetite do brasileiro pode ir longe demais… Vai um temaki de estrogonofe com batata palha?

Temaki de estrogonofe

No Brasil tem até temaki de estrogonofe

Foi um choque provocado pelo chefe Celso Yokoyama, de Jundiaí (SP). Alguns torceram o nariz, outros experimentaram e gostaram. O fato é que o restaurante japonês roubou a atenção ao criar essa variação do temaki.

3- Também tem invenção culinária que pode ajudar muitas pessoas, como esse sorvete:

Sorvete especial

Sorvete para pacientes com tratamento de câncer

Pesquisadores da UFSC encontraram avanços ao servir um sorvete especial para pacientes em tratamento contra o câncer. Ao tomar o sorvete, durante as sessões de quimioterapia e nos intervalos entre elas, eles têm enfrentado menos efeitos colaterais. O complemento nutricional diminui o enjoo e ameniza as dores, além de ser uma fonte de calorias boas.

4- A criatividade do brasileiro pode melhorar a vida do próximo:

Violão para aqueles com um dos braços comprometidos

Violão para aqueles com um dos braços comprometidos

Em Petrolina (PE), o violão criado por Reinaldo Amorim Casteluzzo pode ser tocado com uma só mão. A ideia é que pessoas que têm algum comprometimento em um dos braços consigam tocar.

5 – Nesse programa, conhecemos uma celebridade de uma pequena cidade de Minas:
Sebastião tem usina de energia em casa

Sebastião tem usina de energia em casa

Morador da zona rural de uma cidadezinha do interior de Minas, Guerzone Sebastião Lopes é apelidado de “inventor” pelos vizinhos. Ele tem uma usina de energia em casa e não paga conta de luz desde a década de 70! Com uma cordinha pendurada sobre a cama, aciona a roda d’água e acende as lâmpadas e o maquinário pela casa.

6- E vimos que a tecnologia é uma grande aliada da criatividade:

Exoesqueleto para reabilitar pacientes que sofreram AVC

Exoesqueleto para reabilitar pacientes que sofreram AVC

Em Recife (PE), Vitor Hazim desenvolveu um exoesqueleto para reabilitar pacientes que sofreram AVC. A partir dos comandos cerebrais, as pessoas conseguem mexer a luva robótica. Isso tem acelerado a recuperação dos movimentos finos da mão.

7- Sabe aquela criança que não sai do banho? Um pai achou a solução:

Chuveiro com água reutilizável

Chuveiro com água reutilizável

Pedro Ricardo Paulino mostra duas invenções ligadas a sustentabilidade. O chuveiro infinito – que reutiliza a água pura que cai pelo ralo – e a máquina de fazer água a partir da umidade do ar, em Valinhos (SP).

8- Sabe quando seus pais falam “ajeita a postura”?! Então…

Máquina une realidade virtual e uma plataforma mecânica

Máquina une realidade virtual e uma plataforma mecânica

Em Catanduva (SP), o fisioterapeuta Dalton Kina cansou de chamar atenção do filho para que corrigisse a postura, até que desenvolveu uma máquina que une realidade virtual e uma plataforma mecânica. Para avançar nas fases do videogame, o paciente precisa mexer o corpo e fazer exercícios.

9- Também descobrimos que dá pra ser bem econômico ao cozinhar:

Fogão com utilização de luz solar

Fogão com utilização de luz solar

Luiz Guilherme Meira de Souza, de Natal (RN), criou um fogão que utiliza a luz solar com materiais recicláveis e de baixo custo. Enquanto um fogão normal custa R$ 700, o dele sai por R$ 350. E não gasta gás, nem queima lenha. É só colocar no sol.

10- Falando em comida: você sabia que uma farinha de barata pode ser muito proteica?
Farinha de barata

Farinha de barata pode ser proteica

O pão das pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande leva 90% de farinha normal e 10% de farinha de barata, que elas compram de um laboratório. O valor nutricional do pão dispara dessa maneira.

11- Vimos que invenção não tem nada a ver com idade e, sim, com ❤

Seu João é grande inventor

Seu João tem 35 patentes registradas

João da Silva Garrote tem 82 anos e mora em Goiânia (GO). Sua última invenção foi um talher para comer pequi, mas ele não sossega. Tem uma espécie de oficina mecânica na casa dele e segue bolando novas criações. Tem 35 patentes registradas.
(Fonte: G1/ Imagem: Reprodução)

Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/07/o-melhor-do-brasil-e-o-brasileiro/

Apoio