Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí será primeira cidade no mundo a acrescentar plantas alimentícias à merenda escolar

Publicada em 08/03/2019 às 12:49

As Plantas Alimentícias Não Convencionais, as conhecidas PANCs, ricas em vitaminas e nutrientes, serão incluídas na alimentação das crianças das escolas municipais de Jundiaí, a partir do próximo mês, pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), com projeto desenvolvido pelo Departamento de Alimentação e Nutrição.

Carolina da Silva Paulino é cozinheira na EMEB Luzia Francisca, no Ivoturucaia, e está animada para acrescentar as PANCs à merenda

Na quinta-feira (7) na Emeb Oscar Augusto Guelli, foi realizada a primeira capacitação de equipes para o uso, plantio e ensino às crianças sobre as ervas, encontradas facilmente em canteiros e jardins. O projeto, denominado ‘Inova na Horta’  -que faz parte do Programa Escola Inovadora -, tem por objetivo agregar valor nutricional à alimentação das crianças além de difundir conhecimento às famílias.

Durante todo o mês serão realizadas as capacitações, a partir de escolas-polo espalhadas pelo território. Nesta primeira etapa serão capacitadas equipes de 26 escolas sobre as PANCs. “O encontro reúne representantes da gestão da unidade escolar, da cozinha e professores para a capacitação”, conta a coordenadora do Departamento de Alimentação e Nutrição da UGE, Fabiana Fogaça Bianchi.

A vivência apresenta as plantas, seus nutrientes, a forma como devem ser cultivadas, colhidas e preparadas para o consumo. A incorporação à merenda escolar será iniciada a partir de abril, com a produção que está em formação no Vale Verde.

Jundiaí será a primeira cidade no mundo a acrescentar PANCs à alimentação e o trabalho que inspirou a atuação na cidade foi desenvolvido em uma escola de São Paulo. De acordo com Guilherme Reis Ranieri, do Instituto Kairós, ONG responsável pela implementação do programa Inova na Horta.

Primeira capacitação foi realizada na EMEB Oscar Augusto Guelli, na Roseira

O projeto está em fase de seleção das espécies para uso. “Entre as 20 já plantadas, será feita a seleção daquelas que mais se adequam à realidade das escolas e ao paladar das crianças. Desta forma será estabelecido o valor nutricional agregado à alimentação. Há plantas que, com apenas uma colher, é possível enriquecer em 10 vezes o valor nutricional de um prato”, detalha.

Para a cozinheira Carolina da Silva Paulino, servidora municipal há 9 anos, a inclusão de ervas como peixinho, beldroega, folha de batata doce, cambuquira, jambu, azedinha e trapoeraba será um resgate da história e enriquecerá alimentação das crianças.

“Trabalho em escola no Ivoturucaia, região cm muitas chácaras. Muitas já são conhecidas pelas crianças e suas famílias, mas não sabem dos valores nutricionais que apresentam. Atualmente já contamos com uma horta com ervas como alecrim, manjericão e salsa, que usamos para o tempero do frango, por exemplo. Agora teremos mais novidades”, comemora.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EducaçãoNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/08/jundiai-sera-primeira-cidade-no-mundo-a-acrescentar-plantas-alimenticias-a-merenda-escolar/

Apoio