Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Temporais devem dar trégua na segunda quinzena de março

Publicada em 09/03/2019 às 18:54

Jundiaí também está imersa em uma enorme massa de ar úmido e quente (Crédito: Divulgação)

São Paulo, como todo o Brasil, está imersa em uma enorme massa de ar úmido e quente e esta situação não vai mudar quase nada até o fim da primeira quinzena de março. O resultado? A chegada de mais temporais, quase todas as tardes.

Os temporais só dão uma trégua quando o ar esfria e para isto é preciso que o ar frio de origem polar das frentes frias consiga chegar a São Paulo, pelo menos com moderada intensidade. Durante a segunda quinzena de março, frentes frias devem passar pelo litoral paulista e com força para baixar a temperatura na Grande São Paulo. A previsão é de que os temporais sejam menos frequentes na segunda quinzena de março.

Devem ser as últimas frentes frias do verão de 2019. O outono começa oficialmente no dia 20 de março, mas a atmosfera não esfria imediatamente com a mudança da estação no calendário. A previsão ainda é de chuva forte em algumas áreas nos primeiros dias de abril.

Temporal nesta época é comum, mas este ano, para ajudar a esquentar um pouco mais o ar, os oceanos Pacífico Equatorial, na costa do Peru, e o Atlântico Sul, na costa leste do Brasil, estão mais quentes do que o normal.

Água do mar quente significa, por exemplo, maior evaporação e mais umidade sendo injetada na atmosfera para alimentar as nuvens de chuva. O El Niño, mesmo fraco, causa mudanças na circulação dos ventos e na pressão do ar sobre a América do Sul que alteram a forma da chuva, o direção do fluxo de umidade que vem da Amazônia para o Sudeste e Sul do Brasil e também o caminho e a força das frentes frias.

(Fonte: Climatempo)


Leia mais Meio Ambiente
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/09/temporais-devem-dar-tregua-na-segunda-quinzena-de-marco/

Apoio