Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Diálogo aberto sobre feminicídio ganha espaço no Polytheama, em Jundiaí

Publicada em 11/03/2019 às 17:53

A Prefeitura Municipal de Jundiaí, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para a Mulher, promove na sexta-feira (22), mais uma edição do Palco da Cidade – evento que abre reflexão a respeito do Feminicídio: Quem ama não mata. Com a produção da Rede TVTEC em parceria com a Unidade de Cultura, o evento será no Teatro Polytheama, com entrada gratuita ao público, às 19 horas.

A professora de Ética e Filosofia Política na Unicamp, Yara Frateschi, é uma das especialistas a participar do evento

O feminicídio hoje é considerado um homicídio qualificado, com pena de no mínimo 12 anos de reclusão, cometido contra uma mulher pelo simples fato de ser mulher.

“QUEM AMA NÃO MATA”, slogan que completa o nome do evento, foi difundido pela primeira vez por meio dos movimentos feministas em 1979 após o julgamento da morte de Ângela Diniz – socialite brasileira assassinada com quatro tiros pelo companheiro, em Búzios, no Rio de Janeiro.

Mais de trinta anos após o ocorrido, a Lei de Feminicídio de nº 13.104/2015 foi criada e passou a integrar o Código Penal como qualificadora do homicídio simples, não só com a com a prerrogativa de aumentar a pena de seis a 12 anos para 12 a 30 anos de prisão, mas para dar luz aos crimes cometidos contra mulheres por razões da condição de sexo feminino tanto em circunstância de “violência doméstica e familiar” quanto “pelo menosprezo ou discriminação à condição de mulher”.

Especialistas discutirão neste dia, questões pontuais e assertivas sobre a temática. Mapas da violência, assassinatos, estupros, homicídios, entre outros.

Confira abaixo os convidados para o encontro:

  • Yara Frateschi, professora de Ética e Filosofia Política na Universidade Estadual de Campinas;
  • Nálida Coelho Monte, que atua no núcleo mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paulo;
  • Ana Claudia Fossen, graduada em Psicologia Pela USP, psicanalista, magistér universitário em Psicologia pela Universidade  Complutense de Madri

Na parte artística do evento estão:

  • Alex Soares, coreógrafo de destaque atualmente na cena brasileira.
  • Cia de Dança PROJETO MOV_OLA, um projeto de criação multimídia em dança contemporânea.
  • Christiane Grigoletto, artista plástica formada pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com ateliê na cidade de Jundiaí e obras em todo o Brasil e América Latina.
  • Carolina Ferreti, atriz, mãe, esposa, mulher. Formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP , atua desde os 15 anos nos palcos. Em 2012 com o nascimento do filho mais velho o chamado para cuidar de mulheres durante a gestação se firmou e hoje atua também como doula.

Serviço:
Feminicídio: Quem ama não mata
Data: 22 de março
Horário: 19 horas
Local: Teatro Polytheama
Entrada gratuita

(Por: Caroline Ferreira)


Leia mais CidadesDestaque
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/11/debate-sobre-feminicidio-ganha-espaco-no-teatro-polytheama-em-jundiai-1/

Apoio