Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Rainha do Congo está no Brasil e dará palestra na Unifaccamp

Publicada em 11/03/2019 às 11:45

Coroada como governante do povo Bena Tshiyamba de Bakwa Indu, na República Democrática do Congo, em 31 de agosto de 2016, a rainha Diambi Kabatusuila, está em turnê pelo Brasil.

Diambi Kabatusuila, Rainha da Ordem do Leopardo, no Congo, ministrará palestra na Unifaccamp

Ela já passou por Salvador, na Bahia, onde desembarcou dia 27 de fevereiro, e por Belo Horizonte. Depois do Rio de Janeiro, segue para São Paulo, e fará uma visita ao Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP), no dia 14 de março, às 19h, para falar sobre a cultura do país e o povo bakongo (povo Congo). Esse evento é uma oportunidade de conhecer a matriz africana que compõe a formação étnica e cultural do Brasil.

O Congo faz parte do grupo de países de origem bantu, primeira etnia de africanos que veio escravizada para o Brasil e de enorme importância para a formação da nossa linguagem, culinária, formação do samba, capoeira e nas práticas medicinais e ritualísticas que favoreceram o nascimento da umbanda.

A rainha congolesa, detentora do título de ”Diambi Mukalenga Mukaji Wa Nkashama” (Rainha do Ordem do Leopardo), desde muito jovem mostrou interesse pelas questões de restauração da identidade africana. Um de seus principais projetos, além de comandar uma empresa de desenvolvimento rural de Kasaï Central, é buscar alianças para mudar a narrativa sobre o povo africano pelo mundo.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Unifaccamp / Imagem: Reprodução)

 


Leia mais CidadesCulturaNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/11/rainha-do-congo-esta-no-brasil-e-dara-palestra-na-unifaccamp/

Apoio