Jundiaà terá pancadas de chuvas que podem voltar fortes à Grande SP
A terça-feira (12) volta a ter sol e a tendência é de tempo mais aberto, com temperaturas em elevação. Em JundiaÃ, sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Com o aquecimento e alta umidade do ar, as nuvens de chuva voltam a se formar no perÃodo da tarde na Grande São Paulo. A região continua com muita umidade, após o deslocamento de uma frente fria e de um sistema de baixa pressão atmosférica pelo mar, ao largo do litoral paulista.
Os dois sistemas avançaram lentamente e foram os responsáveis pela formação de nuvens muito carregadas, que despejaram chuva extremamente volumosa na noite de domingo (10) e na madrugada da segunda-feira (11) sobre a capital paulista e região metropolitana de São Paulo.
“Amanhã, há previsão de novas pancadas de chuva, que poderão ser fortes e cair em diversos bairros da capital e sobre a região metropolitana, mas a chuva não deve ser tão intensa e volumosa como aconteceu na noite de domingo”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim.
A expectativa é de pancadas de chuva com duração menor, embora venha em forma de temporais. “É importante ressaltar que os rios e córregos estão muito cheio e o solo saturado, por isso, o risco de alagamentos e deslizamentos de terra permanece alto“, alerta a meteorologista. A mesma situação vale para o litoral paulista, que também recebeu chuva muito volumosa.
A chuva volumosa de domingo deixou 12 mortos na Grande São Paulo, vÃtimas de deslizamentos de terra e afogamento, de acordo com informações dadas no final da tarde de segunda-feira (11) pela Secretaria de Segurança Pública de SP.
A semana ainda será de alerta para temporais e risco de novos transtornos. Os temporais poderão se repetir no perÃodo da tarde e noite, na quarta-feira (13) e na quinta-feira (14). A chuva ainda promete ser abrangente e volumosa na sexta-feira (15).
Mais duas frentes frias vão passar pelo litoral de São Paulo até o dia 20 de março, mantendo as condições para a formação de nuvens pesadas. Os temporais vão continuar frequentes até o final de verão. Ao longo da segunda quinzena de março, as pancadas de chuva ainda vão acontecer, porém com menor frequência e menos violentas e volumosas, afirmam os meteorologistas.
(Fonte: Climatempo, R7, G1; Imagem: R7; Capa: Metro Jornal)