Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Nasce 1.º filhote de onça pintada por inseminação artificial em Jundiaí

Publicada em 18/03/2019 às 10:48

Nasceu no dia 16 de fevereiro na Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, o primeiro filhote de onça pintada de inseminação artificial (IA) do mundo.

O nascimento inédito representa um grande avanço científico e é o resultado de um projeto do Centro Brasileiro para a Conservação dos Felinos Neotropicais desenvolvido pela Associação Mata Ciliar (AMC) em parceria com o Center for Conservation and Research of Endengered Wildlife (CREW) do Cincinnati Zoo & Botanical Garden e com a Universidade Federal do Mato Grosso.

A inseminação artificial, foi feita com sêmen fresco coletado de um macho de onça-pintada residente na AMC. Após 104 dias de período de gestação, uma das onças-pintadas selecionadas pelo projeto, chamada Bianca, deu a luz a um único filhote.

Ela havia sido inseminada em novembro de 2018 através da metodologia de inseminação artificial (IA) por laparoscopia, desenvolvida e aprimorada pelo CREW em trabalhos anteriores com outras espécies de gatos selvagens. A pequena oncinha nasceu saudável e vigorosa e Bianca apresentou um excelente cuidado maternal com seu filhote. Infelizmente, depois de dois dias, o filhote veio a óbito.

Não foi possível saber a causa da morte, pois antes que a equipe de veterinários pudesse realizar uma análise, em um comportamento natural, o filhote morto foi comido pela mãe. Apesar do triste fato, não é incomum isso acontecer, tanto em cativeiro como na natureza, principalmente tratando-se de carnívoros.

Bianca era uma mãe de primeira viagem e isso também pode ter influenciado no ocorrido. Contudo, o nascimento do filhote é um resultado muito positivo para a conservação da onça-pintada, considerando que trata-se da espécie de felino mais ameaçada de extinção no Brasil.

Este projeto tem por objetivo validar e aperfeiçoar as técnicas de reprodução dos felinos, possibilitando realizar a coleta de sêmen de indivíduos em cativeiro e inseminando animais de vida livre, aumentando a variabilidade genética das populações e ampliando as perspectivas de conservação dessas espécies ameaçadas de extinção.

Detalhes do procedimento

Todo o projeto exigiu um trabalho intenso muito antes de que a inseminação artificial (IA) fosse efetivamente realizada. Meses antes, as cinco fêmeas de onças-pintadas selecionadas para participarem do projeto passaram por um processo de condicionamento que objetivou minimizar o estresse dos indivíduos durante os manejos, o que reduziu consideravelmente a necessidade de anestesiá-las em alguns procedimentos como ultrassom, aplicações hormonais e de medicamento.

 


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/18/nasce-primeiro-filhote-de-onca-pintada-por-inseminacao-artificial-em-jundiai/

Apoio