Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Reconstrução da Emeb Joaquim Candelário começa em abril

Publicada em 18/03/2019 às 11:11

Neste sábado (16), o prefeito Luiz Fernando Machado se reuniu com pais e responsáveis de alunos da EMEB Joaquim Candelário de Freitas, no antigo Sesi da Vila Rio Branco, para apresentar o projeto da nova escola que será construída na Vila Hortolândia.

O prefeito Luiz Fernando Machado tirou as dúvidas dos pais e anunciou o início das obras, que começam com a demolição do prédio atual

A demolição do prédio está prevista para ter início em abril. A estrutura de pré-moldados já está sendo fabricada e começa a ser instalada assim que o terreno estiver limpo e preparado para a nova construção, muito mais ampla, funcional e moderna. A nova escola terá 4, 6 mil m² de área construída.

O investimento é estimado em R$ 10, 5 milhões. O ambiente contará com três pavimentos onde serão distribuídos 14 salas de aula, laboratório, biblioteca, auditório, salas complementares, área administrativa, quadra coberta, elevador.

O novo prédio terá toda acessibilidade e contará com dispositivos sustentáveis como iluminação em led, preparação para recepção de energia fotovoltaica, aquecimento solar e reuso de água para limpeza da área externa.

“Deixaremos a escola preparada para que, no futuro, se utilize a luz solar para geração de energia”, explicou o engenheiro Ademir Pedro Victor, que apresentou o projeto para os pais.

Desde as chuvas do ano passado, quando a força das águas derrubou o muro da escola, o prédio foi vistoriado e interditado, em razão de ser muito antigo e apresentar trincas em diversas paredes. As aulas foram transferidas para o local onde funcionava a antiga unidade do Sesi, na Avenida Itatiba.

Na ocasião, a queda do muro serviu para evidenciar os problemas estruturais do prédio inaugurado no final dos anos 60, que estava oferecendo riscos às cerca de 600 crianças e funcionários. “Quando entramos na escola, num dia de forte chuva, ficamos assustados com a situação e interditamos na mesma hora”, contou o prefeito Luiz Fernando.

“Esta obra não é pequena. Este é um projeto prioritário do nosso governo, que será acompanhado de perto por mim. Vamos fazer um esforço grande para tentar antecipar o cronograma da obra, se for possivel”, assegurou Luiz Fernando.

A titular da Unidade de Gestão de Educação, Vasti Ferrari Marques, lembrou que o programa Escola Inovadora é, antes de tudo, ouvir a necessidade das crianças.

“Antes de elaborar o projeto do novo prédio, fizemos uma assembleia com os alunos e ouvimos o que eles queriam que a nova escola deles tivesse. E nos surpreendemos com os pedidos, que incluíam iluminação adequada, salas arejadas, captação das água de chuva, uso de energia solar, jardins verticais, entre outras coisas. Ou seja, o que essa crianças pediam era dignidade para estudar”, contou.

Diálogo direto
Para que os pais possam acompanhar todas as etapas da obra, o prefeito sugeriu a criação de um grupo no WhatsApp. “Dessa forma, sempre que tivermos alguma novidade sobre este assunto, será postado lá para o conhecimento de todos. E quando houver alguma dúvida sobre a obra, basta postar lá que responderemos imediatamente”, informou o prefeito.

“Isso evita desinformação e boatos, que se espalham pelas redes sociais de forma irresponsável. Temos compromisso.com o bom uso do dinheiro público e com a transparência das informações”, alertou.


Leia mais DestaqueEducação
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/18/reconstrucao-da-emeb-joaquim-candelario-comeca-em-abril/

Apoio