Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Projeto visa transformar ruas de Jundiaí em espaço para brincadeiras infantis

Publicada em 20/03/2019 às 11:52

O prefeito Luiz Fernando Machado lançou, em dezembro de 2018, o projeto “Ruas de Brincar”, no qual, a partir da legislação, as pessoas podem, com aprovação de 75% dos vizinhos, fechar trecho da via para o uso coletivo destinado ao lazer.

Espaço para brincadeiras foi montado durante lançamento do Banco de Alimentos, na FUMAS

A iniciativa faz parte das ações da Cidade das Crianças, que Jundiaí passou a integrar a partir da participação da Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças.

O decreto 28.075/2019 estabelece as diretrizes e regulamenta a forma para a solicitação da rua para a ocupação de lazer, das 9h às 19h, aos domingos e feriados, que será válida para o período de um ano.

Felipe Cunha, Assessor Especial da UGEL, explica como fazer a solicitação. “Ela deve ser feita por uma pessoa da rua, que será a responsável por iniciar o processo e colher as assinaturas de 75% dos moradores do trecho, e será avaliada pelas Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Mobilidade e Transporte (UGMT) e Esporte e Lazer (UGEL)”, conta.

A ação foi desenvolvida durante os encontros semanais do Grupo de Trabalho da Cidade das Crianças, que é multiplataforma e tem por objetivo estimular as unidades a desenvolver ações direcionadas para o tema.

O “Ruas de Brincar” foi lançado como parte das comemorações pelo aniversário de Jundiaí e integra o conceito de “Cidade das Crianças” pela implementação de políticas públicas que deem protagonismo às crianças nas tomadas de decisões e reforcem a importância do brincar.

Entre outras ações, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) vem implantando em eventos do calendário brincadeiras que envolvem o conceito, como as atividades realizadas no “Domingo no Parque”.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais Cidades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/20/projeto-visa-transformar-ruas-de-jundiai-em-espacos-para-brincadeiras/

Apoio