Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Professora reúne em livro histórias de abandono de cães contadas na visão dos animais

Publicada em 22/03/2019 às 15:56

Uma professora aposentada de Sorocaba (SP) reuniu em um livro histórias sobre o drama do abandono de animais. Os contos são narrados do ponto de vista dos bichinhos e baseados em situações vivenciadas por Ana Laura Galone, de 53 anos.

Desde que fundou a “Corrente Peluda”, ela viu inúmeros animais em situação de rua serem resgatados graças à solidariedade dos protetores e os fatos inspiraram o livro.

“São 10 contos e cada um é ilustrado com uma foto de um animal que passou por situação semelhante à história. É ficção, porém baseado numa realidade muito triste, que é a do abandono de cães e gatos”, explica Ana Laura.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que há cerca de 30 milhões de animais abandonados no Brasil.

Em Sorocaba, a Seção de Proteção e Bem-estar animal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) não possui estimativa desse número.

Uma das histórias que são contadas no livro é a do cachorro Lobão, deixado para trás pela família quando se tornou idoso e que passa a morar com uma vizinha que se sentiu comovida pela situação. Ana Laura conta que a história é real e aconteceu com Tupi, um cão que mora na rua de sua casa.

“Ele tem problemas nas articulações, mas até hoje se deita em frente a sua antiga casa, esperando a família voltar. Eu inventei situações e diálogos no livro, mas o abandono desse cão idoso infelizmente aconteceu mesmo”, diz.

A professora conta que sempre gostou e teve bichinhos de estimação em casa, porém se tornou mais engajada nas causas animais depois de se deparar com uma postagem nas redes sociais com pedido de doação de rações para uma ONG.

Ela resolveu contribuir e mobilizou alguns amigos, que acabaram abraçando a ideia. Foi então que nasceu a “Corrente Peluda” há mais de quatro anos e hoje conta com mais de 20 integrantes. O grupo tem como objetivo dar suporte financeiro a ONGs e protetores de animais de Sorocaba, além de ajudar com outras necessidades.

“Tentamos manter uma caixinha e dar suporte para os protetores. Ajudamos com ração, castração, remédios, carona solidária e até com dívidas em clínicas. Os protetores são seres de luz: abrem mão de conforto, passeios e o que for preciso para prestar ajuda a seus resgatados”, afirma.

O trabalho dos integrantes da “Corrente Peluda” é incansável e dura o ano todo. Eles combinam as ações por meio de um aplicativo de mensagens.

Mensalmente contribuem com doações de ração para abrigos, promovem arrecadações em lojas parceiras e socorrem os protetores independentes em resgates emergenciais de animais abandonados, machucados, doentes, mau tratados, desnutridos, entre outras situações.

(G1)


Leia mais CidadesVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/03/22/professora-reune-em-livro-historias-de-abandono-de-caes-contadas-na-visao-dos-animais/

Apoio