Projeto de revitalização de quartos do HSVP é lançado em Jundiaí
O projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, lançado nesta sexta-feira (29), prevê a revitalização dos 72 quartos do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), por meio da iniciativa privada e de pessoas físicas. A proposta, apresentada pelo prefeito Luiz Fernando Machado e pelo superintendente do HSV, Matheus Gomes, juntamente com representantes da Diocese de Jundiaí e Sociedade de São Vicente de Paulo, prioriza a humanização do atendimento, além de ambientes mais acolhedores no âmbito hospitalar.
A intenção do projeto, articulado pelo Hospital São Vicente de Paulo e Rede Jundiaí de Cooperação, em parceria com alguns segmentos da sociedade, é modernizar os quartos e respectivos banheiros do HSVP, estabelecendo uma padronização por meio da troca de portas, pisos, azulejos, revestimentos, pintura, cortinas, itens para banheiro, iluminação, mobiliário, ar-condicionado e kit leito (cama elétrica, régua multifuncional, poltrona de acompanhante, divisória e bandeja de refeição), além de pequenas intervenções.
A revitalização contempla diferentes setores do HSVP: Clínica Feminina (13 quartos), Clínica Masculina (14 quartos), Clínica Cirúrgica 1 (15 quartos), Clínica Cirúrgica 2 (5 quartos), Clínica Ortopedia (9 quartos), Clínica Mista (9 quartos) e Pronto-Socorro Adulto (7 quartos).
O inovador projeto arquitetônico de todos os ambientes foi elaborado e doado por 10 arquitetas de Jundiaí, que fazem parte do grupo ‘Um Tijolo por Dia’. Desde o início do ano elas estão debruçadas sobre a proposta de tornar os espaços mais acolhedores e dignos tanto para os pacientes, quanto para os 1.700 colaboradores do HSV.
Parceiros institucionais, como Roca, Duratex, Deca e Astra, também já aderiram ao projeto de revitalização dos quartos, com doações expressivas em produtos.
Como participar?
Pessoas físicas, grupos e empresas têm a possibilidade de adotar um quarto ou participar com cotas, com direito à divulgação da marca e nome podendo também informar externamente a sua participação social. As doações serão feitas diretamente numa conta do HSVP vinculada ao projeto. Todas as informações podem ser consultadas no regulamento no site: www.hsvicente.org.br.
A revitalização se dará de maneira gradual, respeitando as Normas Regulamentadoras do Ministério da Saúde. As entregas dos quartos revitalizados ocorrerão conforme o término das obras, com duração de 12 meses. Comissão do Projeto foi composta para garantir toda a transparência e haverá prestação de contas de todas as doações.
Histórico e estatísticas
O gasto anual do HSVP é de R$ 200 milhões e a Prefeitura de Jundiaí mantém convênio anual de R$ 160 milhões exclusivo para serviços. Com 12 mil metros quadrados de construção, o HSVP atende a 23 mil pacientes por mês, possui 1.700 funcionários, 246 médicos, 238 leitos e 50 extras para ocasiões que ultrapassem a capacidade de 100% do hospital.
Desde 2017, 80 pequenas reformas foram realizadas no HSVP e pesquisas diárias do atendimento demonstram que 85% dos pacientes estão satisfeitos com o acolhimento hospitalar. Em 2018, o hospital realizou 7 mil cirurgias – sendo 637 apenas em outubro (maior volume dos últimos cinco anos).
Referência para atendimento de urgência, emergência e alta complexidade em saúde, o HSV credenciado ao SUS ainda possui um dos menores índices de mortalidade do país em cirurgia cardíaca, além de ser referência na Região em especialidades como neurocirurgia, ortopedia/traumatologia, oncologia e cardiocirurgia.
(Assessoria de Imprensa)