Idosa de 102 anos salta de paraquedas com a filha e a neta
Uma idosa de 102 surpreendeu a famÃlia toa ao dizer sim a um convite inusitado da filha: saltar de paraquedas. Yukiko Urata saltou com a filha Dina Urata Sakagute, de 59 anos, e a neta Karina Tizuka Urata Sakagute, de 26, no Centro Nacional de Paraquedismo, em Boituva (SP), no sábado (30).
Segundo a filha, a idosa ficou muito feliz de ter participado do evento esportivo com a famÃlia. Dina conta que o salto foi bem mais tranquilo para a mulher centenária do que a ansiedade para mostrar o vÃdeo do feito aos parentes.
Dina, que mora com a famÃlia em Guarulhos, na Grande São Paulo, explica que passava com certa frequência por Boituva e via os paraquedistas no céu.
Foi uma amiga de Dina, que também era do time “um dia quero saltar”, que a incentivou a praticar a atividade esportiva. A filha Karina, que já havia saltado uma vez, motivou a mãe, diz.
Dina explica que a famÃlia se surpreendeu quando Yukiko levou a sério o convite feito de brincadeira. Um detalhe que chamou a atenção é que até a mãe centenária queria saltar, mas os homens da famÃlia fugiram do convite. “Ninguém quis. Só foi a mulherada. Três gerações de mulheres saltando juntas.”
Yukiko ficou animada para saltar, mas a preocupação com a perna dela deixou a filha em dúvida. Dina conta que a mãe precisou colocar uma prótese em uma das pernas depois de fraturar o fêmur, em novembro de 2017, e que por isso não poderia apoiar os pés no chão na hora do pouso.
Sobre a saúde da idosa, a filha conta que não toma nenhum remédio. Pelo contrário, não ela não reclama de dores, não é diabética, nem hipertensa. Lê jornal japonês todos os dias, come muita fruta e pouca carne. A filha leva Dina para assistir musicais, concertos, óperas, circo, shows de música japonesa, enfim, tudo para que ela não fique ‘parada’ no tempo.
Com isso, a famÃlia foi logo comprar um pacote para a Yukiko, enquanto ela se preparava para o salto. A avó, filha e neta, junto com a amiga, então embarcaram no voo. Yukiko foi a primeira a saltar, seguida pela filha Dina, a amiga Ana Cláudia e a neta Karina.
Dina conta que a mãe virou uma celebridade no Centro de Paraquedismo após o salto, pois todos que estavam no local queriam tirar foto com ela, inclusive os instrutores. “O pessoal adorou. Todos que estavam lá queriam postar uma foto com ela.”
(Fonte/Imagem: G1)