Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Após ficar tetraplégico, artista aprende a pintar quadros com a boca

Publicada em 05/04/2019 às 16:34

Enfrentar a situação difícil com criatividade e superação. Foi o que fez João Jacob, de 47 anos, morador do bairro Júlio de Mesquita, em Sorocaba (SP), após ficar tetraplégico em 2001. Há 13 anos, ele passou a pintar quadros com a boca e os pés. As obras estão disponíveis na página dele no Facebook.

João conta que tinha 29 anos e estava comemorando o Dia das Mães, quando decidiu entrar em um rio em Tapiraí, onde aprendeu a nadar. Durante o mergulho, bateu a cabeça, o que resultou na perda dos movimentos do pescoço para baixo.

Um dia, enquanto estava assistindo televisão, viu uma garota pintando com a boca e gostou da ideia. Pediu então que a família comprasse tinta, tela e pincel para que ele pudesse começar, mesmo nunca tendo feito isso antes.

Com o tempo e prática, João conheceu a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés através de um programa de TV. “O início da prática foi difícil, mas melhorei quando comecei a fazer as aulas práticas na associação, com a ajuda de professores. De lá consigo um apoio para adquirir o material de pintura. Amo muito pintar, para mim é uma terapia!”, revela.

Segundo a cuidadora Marcely Bueno, João enviou os trabalhos para a associação para avaliação e, em torno de um ano, foi aprovado e começou a fazer parte.

“Hoje ele conta com uma bolsa, que complementa a renda da casa, pois só com a aposentadoria ficaria difícil. Ele melhorou muito desde que passei a ficar do lado dele. É muito legal ver a evolução dos quadros. Um material adequado e telas bem desenhadas fazem muita diferença. Procuro ajudar no que eu posso”, comenta a cuidadora.

O pintor ressalta também a importância da prática e o quanto contribuiu para que ele pudesse seguir sua vida.”Agradeço a Deus todos os dias por poder fazer isso. Fiz muitos amigos pela associação. Para mim é um motivo de superação pessoal e alegria, de poder ver a felicidade das pessoas com as minhas obras e, ao mesmo tempo, ser um exemplo de superação”, conta.

Sobre as obras produzidas, João afirma que se inspira na internet para criar os desenhos. “As obras complementam minha renda. Em Sorocaba, por enquanto não vendi muitas, apenas para o pessoal de Tapiraí, onde eu morava. Na frente de casa colocamos um banner para divulgar e também distribuímos folders.”

(G1; Imagem: Arquivo pessoal)


Leia mais NotíciasVariedades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/05/apos-ficar-tetraplegico-artista-aprende-a-pintar-quadros-com-a-boca-1/

Apoio