Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cursos de qualificação profissional registram aumento de procura de até 40% em Jundiaí

Publicada em 05/04/2019 às 11:33

A procura por cursos profissionalizantes cresceu até 40% em Jundiaí se comparada com o mesmo período de 2018. As salas de aulas estão lotadas de alunos que buscam qualificação para voltar ao mercado de trabalho ou até mesmo para abrir um negócio.

Curso de gastronomia é um dos mais procurados por conta do rápido retorno

Cidinha e Cássia, que atualmente são sócias, se conheceram durante um curso de bolos. A cássia, que estava desempregada há dois anos se aposentou e estava cansada de ficar em casa. Juntas decidiram abrir um trailer para vender os doces que aprenderam nos cursos profissionalizantes.

“Nem cozinhar eu cozinhava, então comecei a frequentar o curso do Fundo Social e apareceu essa oportunidade de sociedade com a Cássia. Nós abraçamos isso juntas!”, diz Cidinha Damico.

No Fundo Social de Solidariedade, por exemplo, só este ano já foram cerca de mil vagas abertas e preenchidas rapidamente em cursos gratuitos. No ano passado, foram mais de 5 mil vagas, mais do que o dobro que 2017.

“Os cursos mais procurados são na área de beleza e gastronomia. O retorno é rápido e o custo para pessoa montar o próprio negócio é baixo”, afirma Francine Picardi, diretora do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí.

Onde também há ofertas de cursos gratuitos e as salas estão sempre cheias é em um centro de capacitação ligado ao comércio. “Alguns pessoas procuraram os cursos para se aperfeiçoar, algumas procuram para mudar de carreira e há quem procure porque não sabe, ainda, muito bem o que quer”, relata Mauro de Nardi Costa, gerente do centro de capacitação.

(G1; Imagem: Reprodução/TV Tem)


Leia mais CidadesCursosEconomia
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/05/cursos-de-qualificacao-profissional-registram-aumento-de-procura-de-ate-40-em-jundiai/

Apoio