Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Banco de Alimentos: Ceasa de Jundiaí doa mais de 500 quilos de alimento toda semana

Publicada em 08/04/2019 às 19:18

Em Jundiaí, toda semana, mais de 500 quilos de alimentos do Ceasa, como ovos, goiabas e cenouras, ganham outro destino: são higienizados, embalados e vão para famílias que estão passando por dificuldades financeiras e não têm condições de comprar no mercado.

Os 60 comerciantes do Ceasa colaboram com o que podem

Os produtos já ficam separados. Os donos das bancas de frutas, verduras e legumes sabem que toda semana uma equipe do Banco de Alimentos da prefeitura vai passar para recolher as doações. Os 60 comerciantes do local colaboram com o que podem.

“Para a gente é muito gostoso, falando o português correto mesmo, porque a gente sabendo que está podendo ajudar alguém e não precisando ser ajudado, isso aí vale muito. Então, a gente procura fazer o máximo para guardar os alimentos para quem precisa”, conta o comerciante André Luchesi.

No Ceasa de Jundiaí passam cerca de 70 toneladas de alimentos toda semana, e as frutas, verduras e legumes dependem muito das condições do tempo para ficarem intactas até chegarem aos supermercados.

Muitas vezes, alguns não estão bons para a venda e antigamente iriam para o lixo, mas agora seguem para a cozinha industrial da prefeitura, onde são separados, lavados e passam por um processo de higienização para ficarem prontos para consumo.

Tudo é pesado e separado em porções. Para garantir a segurança alimentar, as verduras são até lavadas. Elas ficam em saquinhos prontas para irem para a mesa de famílias como a e Tabata Marinho Razzo, que está há três anos desempregada.

“É muito importante, principalmente no meu caso, que não estou trabalhando, estou desempregada. Tenho uma filha pequena de 2 anos e ajuda bastante. Meu marido não tem emprego fixo, faz bicos. No nosso orçamento, que é apertado, ajuda muito”, comenta.

As entregas são feitas semanalmente nos Centros de Referência e Apoio Social (Cras). Ao todo são 400 pessoas beneficiadas. O valor de tudo o que tem lá dentro não é só nutricional. “Para mim caiu do céu, um pedacinho do céu, porque estou desempregada, meu esposo também está. Então, se não tem uma mistura, uma salada para a gente, né? Já é um pedacinho do céu”, conta Solange da Costa Felipe.

Os kits verdes, como são chamadas as cestas, são entregues para as famílias cadastradas em programas sociais. “Às vezes a gente não tem dinheiro para fazer a feira, né? E nos ajuda bastante esse alimento”, completa a cozinheira Rosilda da Silva.

(G1; Imagem: Reprodução TV Tem; Capa: Jundiaí ponto com)


Leia mais Cidades
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/08/banco-de-alimentos-ceasa-de-jundiai-doa-mais-de-500-quilos-de-alimento-toda-semana/

Apoio