Aeroporto de Jundiaí recebe simulado de acidente aéreo nesta quarta (10)
Jundiaí realiza, nesta quarta-feira (10), um exercício simulado de emergência de acidente aéreo com vítimas como parte da atividade operacional do Plano de Gestão de Emergência e Catástrofe de Jundiaí (GEC), que está em desenvolvimento pela Coordenadoria de Defesa Civil da Prefeitura de Jundiaí.
A atividade faz parte das ações para concatenar mais de 40 agências e entes Federais, Estaduais e Municipais, para atuação durante ocorrências de ampla magnitude.
O exercício simulado envolverá várias agências participantes do referido Plano e simulou a aterrissagem em condições de emergência (declarada pelo comandante da aeronave) no aeroporto de Jundiaí, com vítimas presas em ferragens e diversos níveis de complexidade nos ferimentos.
O Plano começou a ser elaborado em novembro de 2017, quando a Defesa Civil de Jundiaí iniciou as tratativas com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros.
O Atendimento Pré-Hospitalar (APH), popularmente conhecido como Resgate, da CCR AutoBAn vai participar da simulação. Segundo Mário Jorge de Castro Kodama, coordenador médico da CCR AutoBAn, a concessionária irá disponibilizar duas viaturas: ambulância e veículo de intervenção rápida (VIR). “Nossas viaturas participarão das atividades, sendo acionadas pelo Centro de Controle Operacional a partir de comunicação do Aeroporto”, explica.
A proposta do GEC é tornar Jundiaí uma cidade Resiliente e tem em sua estrutura primária e básica de ação, três agências que são o Corpo de Bombeiros, atuante na ocorrência e utilização da ferramenta SICOE que é o Sistema Integrado de Comando em Operações de Emergência, o SAMU Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que gerencia o atendimento das eventuais vítimas, avaliação e socorro, e a Defesa Civil como agregadora dos meios e recursos municipais, integrando todas as agências.
(Prefeitura de Jundiaí/Assessoria de Imprensa – CCR AutoBAn)