Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Plano de Emergência e Catástrofe é testado em simulado no aeroporto

Publicada em 10/04/2019 às 14:55

A manhã desta quarta-feira (10), no Aeroporto Comandante Rolim Amaro, em Jundiaí, foi de exercício para o atendimento de acidente com aeronave. A simulação faz parte de atividades operacionais do Plano de Gestão de Emergência e Catástrofe de Jundiaí (GEC), que está em desenvolvimento pela Defesa Civil da Prefeitura de Jundiaí, para a implementação.

Simulação faz parte de atividades operacionais do GEC

O plano concatena mais de 40 agências e entes Federais, Estaduais e Municipais, para atuação durante ocorrências de ampla magnitude, de forma que a cidade consiga mitigar os impactos e se recuperar.

“Este tipo de treinamento colabora para que a cidade, em casos de ocorrências de emergência, consiga oferecer o melhor suporte às vítimas, com a união das 43 agências em situações adversas. O treinamento é a melhor resposta para blindar a sociedade”, explicou o Prefeito Luiz Fernando Machado, após o encerramento do exercício, com a aeronave Caravan tipo C208, de pequeno porte de passageiros, com dois pilotes e oito passageiros, sendo duas vítimas em situação grave, duas moderadas e seis leves.

O atendimento à ocorrência foi imediato pelas equipes do aeroporto, visto que o piloto havia avisado sobre a avaria no trem de pouso da aeronave para a torre de controle. O Corpo de Bombeiros chegou ao campo de pouso em seis minutos.

O coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez, ficou satisfeito com o resultado. “O treinamento de ocorrências de catástrofes é fundamental para a resposta correta à sociedade. O Plano de Gestão de Emergência e Catástrofe de Jundiaí (GEC) é uma ferramenta que está em desenvolvimento desde novembro de 2017. A intenção dos agentes e das agências participantes é que esse trabalho seja transformado em um Plano de Estado e pioneiro no Brasil, desenvolvido em Jundiaí e que possa servir de exemplo a ser implantado nas demais cidades”, detalhou.

O presidente da concessão Consórcio VoaSP, Coronel Marcel Moure, aprovou a simulação. “A VoaSP opera há um ano em Jundiaí e o espaço está em franca expansão, com crescimento de 25%. Esse simulado colabora com as ações que já são realizadas pelas equipes do aeroporto, que deve manter atualizado os planos de trabalho”, analisou.

(Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2019/04/10/plano-de-emergencia-e-catastrofe-e-testado-em-simulado-no-aeroporto/

Apoio